Volta ao Mundo com Judith (VIII)

Afinal, é com Judith, ou sem Judith, que fazemos essa circunavegação, já que ela própria, batizou o seu livro como Pocket Atlas of Remote Islands...Fifty Islands I have not visited and Never Will? Tire você, jovem leitor e parceiro de viagem as suas próprias conclusôes...senão agora, ao longo da viagem afora...

Hoje é o dia da parada em Santa Helena, possessão britânica, situada bem no meio do Atlântico, mais próxima de Angola do que da nossa Bahia...Com 122 km2 de extensão e 4.255 habitantes, Santa Helena descoberta em 1.502 por João da Nova, navegante lusitano, sem engano, seria mais uma outra ilha perdida entre milhares, não fosse quiçá, o fato de ter abrigado Napoleão, em seu exílio, derradeira morada, entre 15 de outubro de 1.815 e 5 de maio de 1.821, sem, portanto, alcançar a boa nova do Grito do Ipiranga...que se deu em Sete de Setembro do ano seguinte...

Os ingleses, com a sua conhecida empáfia, diziam que o caudilho francês sempre havia se dado mal no seu trato com as ilhas...e com Santa Helena não poderia ter sido diferente...A ilha é bastante rochosa, tem o formato aproximado de um retângulo inclinado e tem por capital a cidade de Jamestown. Inobstante o fim melancólico, os fiéis bonapartistas deram toda pompa ao retorno do Empereur para ser inumado no seu país natal, la France...

Vamos apear, chers messieurs...?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 20/03/2020
Código do texto: T6892715
Classificação de conteúdo: seguro