Volta ao Mundo com Judith (VII)

Em nossa sétima parada já avistamos Ano Bom, minúscula ilha, província da Guiné Equatorial, situada no Golfo da Guiné, a 610 kms do continente africano. A Guiné Equatorial é o único país da África onde o espanhol é língua oficial.

A ilha foi descoberta em 1470 pelo navegante espanhol Diego Ramírez de la Diaz, mas só a partir de 1968 foi incorporada ao território da Guiné Equatorial. Antes desse período, por séculos seguidos Ano Bom, melhor conhecida como Annobón e Fa´d´Ambu, teve uma história política e econômica movimentada, quando não tumultuada...mesmo em seu virtual isolamento

Diminuta, de apenas 17 km2, e com pouco mais de cinco mil habitantes, Ano Bom está numa rota marítima, que tem possibilitado intercâmbio de água corrente e suprimentos em geral. A posse da ilha, portuguesa, passou à Espanha em 1788 como parte de tratado que possibilitou a expansão do território brasileiro para além do marco das Tordesilhas...

A capital é Santo António de Palé, e o ponto culminante da ilha aproxima-se dos 600 metros. Há suspeitas bem fundadas de que a área que circunda Ano Bom foi utilizada como depósito de lixo tóxico durante as décadas de 80 e de 90, segundo denúncia da revista alemã Der Spiegel.

Por outro lado, é graças ao reconhecimento da presença da língua portuguesa em Ano Bom que a Guiné Equatorial conseguiu status de representação junto à Comunidade de Países Lusófonos, com sede em Portugal...

Vamos ouvir o papiamento dos locais? Ou seguimos adiante...?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 19/03/2020
Código do texto: T6891800
Classificação de conteúdo: seguro