Relampejos (Coletânea)
Céu fascinante
Esta menina adora
Admirar o céu
Voa com os pássaros
Ela faz balão de lençóis e sai voando
Para ela o céu é colorido e bonito
É ela que ilustra o céu da sua história
História embaralhada
A Cinderela do João vive num pé de feijão
A Branca de Neve da minha história vive numa casa preta de carvão
Os meus personagens de contos de fadas são diferentes de tudo o que você já viu
A princesa vive numa casa de giz com cobertura de anil
A escola se transforma num fenômeno transbordante cuja autoridade está a serviço da imaginação e a avaliação na liberdade do aluno
Neste sentido as crianças devem fazer o que querem?
Essa é a educação libertária, mas isso não significa que o docente deva colocar sua autoridade a serviço da liberdade do aluno, mas para transforma-lo num individuo autônomo.
GALERIA DO QUE GOSTAM
(Ciência na prática)
Na prática da escola...
Gosto de letras onde?
Eu sinto o sabor (paladar)
Cheiro (olfato)
Cores (visão)
Onde eu sinto o toque na mão? (tato)
Onde eu ouço o barulho das gargalhadas ou da confusão? (audição)
EDUCAÇÃO FÍSICA
A arte de brincar
Pode retratar centenas de transformações
Telefone de lata
Jogo de botão
Bolhas de sabão...
A arte de brincar
É assunto sério
Como chocolate, sorvete e
Outras delicias...
Nas minhas histórias
Tem ervilha,
Tem tomate,
Tem salada,
Tem sopa de letrinhas...
As princesas e os sapos se entendem
Elas desenrolam a língua atrapalhada
Na minha história
A Cinderela come churrasco
O rato não é inimigo do gato
E o gato brinca com o sapato
Minucias mostram a carapaça
Bicho-pau
Louva-deus
Tatuzinho-de-jardim
Cigarras
Lesmas
Colônias de formigas jardineiras
Rãs
Lagartixas
Bichos
Patas
Cor
Olhos
Asas
Ovos
sons
Acrescenta...
Orienta...
Classifica...
Multiplica...
Soma...
Divide...
E o olhar dos 'olharezinhos pequeninos' como pequenas legiões no vasto mundo da imaginação...
Como se fossem mar
Esponjas coloridas
Águas-vivas
Lulas
Lesmas
Caramujos
Ostras
Mariscos
Siris
Camarões
Caranguejos e lagosta
Ah, se eu morasse perto do mar
Eu com certeza falava dos bichos de água doce
Dos pequenos moradores dos rios,
Riachos e lagoas
Das espécies diferentes
E olharia indiferente para o olhar de repugnância indiferente dos adultos que não entendem a cultura da criança.
Não compreendem o excesso de perguntas
O folhetim de ideias
O berço das coisas de olhar de interpretar
Esses adultos sem passeios e fortuna de olhar
Sem talento intelectual infantil onde as ideias são militantes
De mil perguntas em cada instante
Às vezes para si mesmas
Pequenos de sonhos tão grandes
Tantas vezes sofrem repressão
Não só, tantas vezes sós, são obrigados a escreverem milhares e milhares de páginas
Sem entender os porquês ou pra quê...
Ah, se eu pudesse continuar só criança
Seguir tocando o céu
Tão quase macio
Repousar um poeminha
Delicado como um passarinho
Molhado pela língua da chuva
Por um fio muito invisível ser punido
Com um cheiro de flor no vestido
Uma flor no sapato e uma estrela nos cabelos
E no bulbo das flores
Esquecer esses invasores mentais
Que insistem em embutir os materiais
Onde o menino é só sonho
é só um menino
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não sou menininha de público alvo
gosto do meu gênero
só...
entenda o meu jeito avestruz
o meu jeito de evoluir intelectualmente (ou não)
só...
mas talvez você que me lê isoladamente,
"só você",
só você entenda-me
sei que existe quem
prefira água com açúcar
um livro se conhece pela critica
e então talvez você não compreenda
esse embate entre eu e eu
essas conversas mente-corpo-invadindo
alma peregrina que enfrenta um estilo seu
só seu
amoroso ou romântico
folgado ou independente
depende,
sou eu
só...
sempre só...
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Obrigada você que passa por aqui,
vivemos em tempos de inquisição
e nesse meu olhar de solidão coletiva
não quero
e não pretendo mais nada...
nada....
só talvez mais algumas alvoradas,
algumas árvores e mais flores,
e se possível um mundo menos inclemente
no mais minha alma outonal segue grávida de primaveras
bjossssssssssssssssssss
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NOTA
Relampejo - Flexão de relampejar.Que cai relâmpagos.