O sabiá mágico do Papai Noel

Era uma vez o Capitão Zinho, como era conhecido, um menino com 12 anos, que morava na cidade de Literacity, aonde quase não existia mais os pássaros voando e cantando pela cidade. Apesar de ser muito estudioso, ele também gostava de prender passarinhos em gaiolas, uma prática que aprendeu com o pai.

Numa manhã de domingo próximo do Natal ele foi ao quintal da casa e viu no alçapão da árvore um novo pássaro preso. Subiu entre as folhagens e ao lado da armadilha estava um pequeno livro azul, com letras amarelas e o nome de “Livro Mágico”, e ao pegar o livro ouviu a voz do bichinho aprisionado:

- Pra quê quer prender a gente? Ficamos tristes, pois a natureza é a nossa casa. - Zinho tomou um susto e perguntou:

- Você é o passarinho que está falando comigo?

- Claro seu bobão! Quem pega nesse pequeno livrinho aprende a nossa linguagem e nos entende. Não está me ouvindo? Abra o livro.

Ao abrir, saiu um pássaro com penas de cores azuis, amarelas e cinzas misturadas, e a cabeça quase branca e azul clarinho, tendo o bico azul e amarelo. O bichinho pousou no ombro do menino cantando, e com o bico mostrou o livro e falou:

- Eu sou o passarinho do Papai Noel e vivemos dentro das páginas desse livro mágico, e sempre na época do Natal nós saímos à noite para soltar todos os pássaros presos, fazendo uma festa de final de ano mais alegre e feliz para vocês, com o nosso canto e revoadas. Com esse eu tenho a chave que vai abrir as gaiolas por onde você me levar, até mesmo nos zoológicos, se tiver algum passarinho trancado, abra o livro que nós iremos soltar. Vou soltar esse que você prendeu. Quer ver?

Encostou o bico no alçapão e plin ,,,! O bichinho saiu voando alegre.

- Como é o seu nome? – perguntou o menino sorrindo.

- Você não sabia? Sou Sabiá do Papai Noel, cantor e libertador dos pássaros, a minha família é Turdidae do gênero Turdus. Agora que sabe de tudo, abra o livro para eu entrar.

Ao abrir, o Sabiá entrou e sumiu. Capitão Zinho fechou o livro e desceu da árvore. Quando escureceu, ele subiu no muro da casa do vizinho, um criador e vendedor de pássaros que tinha um grande viveiro no quintal, abriu o livro, o Sabiá saiu e abriu as portas da prisão dos bichinhos, que saíram silenciosamente para a liberdade. Nos dias seguintes ele foi soltando muitos bichinhos, também no zoológico e nas feiras aonde vendiam animais, abrindo o livro e soltando os prisioneiros. As árvores foram ficando mais bonitas e a cidade mais alegre com o canto dos passarinhos.

Para encurtar a história, sabemos que por causa desse menino que ficou com o livro mágico do Sabiá do Papai Noel, muitas cidades colocaram ruas com nomes de pássaros, e a mais famosa é Arapongas, no Paraná.

O livro está com o Capitão Zinho em todo Natal, mas poderá um dia chegar até você, se tiver fé e acreditar que os animais devem ficar soltos, pois a natureza é a casa deles.

Naqueles dias ouvia-se cantos dos pássaros em revoadas pela cidade, que pareciam dizer:

Feliz Natal! Feliz Natal! Feliz Natal!

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9DG_HCZ6jKs