Céu Verde

Vitório e Lis eram duas crianças que possuíam uma forte conexão com a natureza e adoravam-na. Toda semana, aventuravam-se em locais onde podiam senti-la mais de perto, pois consideravam suas vidas urbanas cada vez mais cercadas por “cimento e asfalto”, sentindo falta do contato com os ambientes naturais.

Certo dia, os dois companheiros estavam a passear, animadamente, em um carreiro que já conheciam, em direção ao coração da Floresta de Curabitur.

Vitório: A natureza não é maravilhosa?!

Lis: Com certeza! O “mundo natural” é incrível...

Até que Vitório escutou um barulho gritante.

Vitório: Lis, você está ouvindo esse barulho?

Lis: Que barulho?! Não estou ouvindo...

Vitório: Ouça com mais atenção...

Lis: Vou tentar... Agora estou ouvindo! Esse som vem da floresta?

Vitório: Eu penso que sim, que está vindo bem da direção aonde estamos indo; da parte central da floresta, onde existem as árvores mais altas e belas, próximas à nascente do Rio Simia.

Lis: Vamos até lá!

Vitório e Lis caminharam pela vereda e encontraram um bando de macacos, que pulavam de galho em galho, felizes em seu habitat. De repente, o barulho soou mais crepitante; os macacos deram meia-volta e dispersaram-se, espantados com o rumor que bagunçara a regularidade de suas vidas.

Lis: Veja! Estamos cada vez mais próximos!

Vitório: Esse barulho é realmente irritante...

Ao chegarem ao lugar combinado, depararam-se com um ambiente totalmente diferente: o verde intenso que cobria as plantas já não existia mais; a vegetação do local estava arruinada; não se escutava mais canto de pássaros, tampouco via-se algum bicho vagando jubilosamente e tranquilo; o rio estava tomado por uma cor horripilante.

Lis: O que aconteceu aqui?!

Vitório: Eu gostava de quando os troncos erguiam-se visceralmente e espalhavam-se até as árvores agruparem-se, formando um “céu verde”. Esse lugar era encantador e agora está em trevas... A amplidão no alto, que era verde, nem azul está. O páramo encontra-se acinzentado, obscuro e triste.

Lis: Lamentável! Além de os recursos naturais serem devastados, o desmatamento afeta o ecossistema, ou seja, todos os organismos vivos, comprometendo o equilíbrio do planeta e a vida de todos nós...

Vitório: Cuidado! Uma árvore está caindo em nossa direção!

Lis: Socorro!

Vitório: Corra!

Lis: Essa foi por pouco...

Essa planta foi mais uma vítima do lenheiro de árvores nativas.

Lenhador: Pirralhos, o que estão fazendo aqui?!

Vitório: Nós quem perguntamos o que o senhor está fazendo aqui... Por que você está agindo dessa forma com o meio ambiente? Olha esse airoso pé de Cereja do Mato, que você cortou com sua motosserra. Era uma dádiva da natureza!

E, assim, o Lenhador continuou a derrubar árvores, sem preocupar-se com o amanhã. Ele morava em uma fazenda adjacente à floresta, sendo bem-sucedido em seu trabalho, até que resolvera desafiar a natureza e transgredí-la. À vista disso, pouco a pouco, os efeitos de seus atos vis foram aparecendo e concretizando-se.

Anos mais tarde, sua fazenda estava em um estado deplorável; seus negócios estavam em ruínas. Em certa ocasião, Vitório e Lis, já adultos, encontraram-se novamente com o Lenhador, nas proximidades do que, uma vez, era uma próspera fazenda.

Vitório: Olá, Lenhador! Quanto tempo! Vejo que está tudo diferente... Você acha que fez certo? Até o ar está mais quente!

Lenhador: O clima já não é o mesmo; chuva quase não tem... A nascente secou. Morreu a maioria do meu gado. É pouco o que me restou!

Lis: Lembra de quando éramos crianças, alertamos-lhe e você nem nos deu atenção?!

Lenhador: Agora que estou velho, vejo a besteira que fiz. Se eu pudesse voltar ao tempo, deixar em pé o mato, tudo seria mais feliz... Aquele vasto verde, que cobria os mastros, também enchia meu jardim! Além de afetar a natureza, afetei a sociedade. Afetei a mim!

A retirada da mata nativa, seja para o consumo da madeira ou para a liberação de áreas, destrói a biodiversidade, desequilibra a cadeia alimentar, extingue animais, propicia os processos de erosão, de empobrecimento do solo e de secagem dos rios.

Respeite o meio ambiente. Apoie a sustentabilidade. Preserve a natureza!