Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

o Evangelho nos mostra que devemos nos afastar da opressão, da dominação e do autoritarismo do poder pelo poder.

 Lc (9, 46-50)
Evangelho do diaHouve entre os discípulos de Jesus uma discussão para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome estará recebendo a Mim. E quem Me receber estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em Teu nome! Mas nós o proibimos, porque não anda conosco!” Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós está a vosso favor!”
Continue Lendo... (Baixar em PDF)
Recadinho
Que o Senhor me ilumine para melhor entender seu Evangelho.
Que eu siga os caminhos do Senhor!
Permito que o Senhor transforme meu coração?
Sou dócil para com todos?
Meu coração é terra boa?
Autoridade e poder!
O que nos propõe Jesus nos desafia A lógica que nos é proposta por Jesus! Ele nos desafia a entender as relações de autoridade e de poder de uma forma totalmente diferente da proposta pelo mundo: autoridade que significa conduzir outras pessoas para uma vida melhor e poder significa serviço e humildade. Com isso, o Evangelho nos mostra que devemos nos afastar da opressão, da dominação e do autoritarismo do poder pelo poder. O Evangelho (Lc 9, 46-50) também nos mostra que o fato de sermos a Igreja de Cristo não nos dá o direito de nos apossarmos de sua pessoa e da sua ação, uma vez que Ele chama diferentes pessoas através de modos diferentes para que continuem agindo no meio da Humanidade!

Os desejos humanos!
O Evangelho (Lc 9, 46-50) trata de um assunto que nunca sai de moda: a vaidade, a soberba, o orgulho, a avareza, ou seja, os pecados que se resumem no desejo de ser grande! O desejo de se sentir importante é um dos mais primitivos desejos do ser humano. Aliás, o ditado popular diz que “o coração do ser humano é insaciável de ambições! Quanto mais tem mais quer!”
 
Jesus olha através do ser humano!
Diferentemente de nossa maneira de pensar, olhar e ver humanos, Jesus nunca olha para uma pessoa, mas sempre olha através da pessoa! Quando olhamos para alguém, não percebemos o que aquela pessoa está passando, pensando, sentindo. Isso nós só conseguimos saber quando nos anulamos! Colocamo-nos no lugar da outra pessoa. Jesus foi, então, o maior de todos os psicólogos. Ele sondava o coração, e era capaz de ser aquela pessoa!
 
Jesus sonda os corações!
Jesus sondou o coração dos discípulos e sentiu que eles se perguntavam quem, dentre os Doze, seria o maior. Eles eram humanos como nós. Dentro do grupo, procuravam uma posição de destaque. Jesus não coloca todos no mesmo patamar. Jesus admite que haja a possibilidade de alguém ser maior que os outros. Existe uma Hierarquia no Reino dos Céus! Mas essa Hierarquia é o inverso da nossa.
 
Este e o outro mundo!
Aqui, neste mundo, quanto alta for a posição de certas pessoas, mais inacessíveis elas se tornam! Na hierarquia de Jesus, quanto mais acessível você for, maior a sua posição! Há grande inversão de valores! Quando alguém tiver medo e resistência em falar comigo, significa que algo está errado. O primeiro passo é assumir! Se você não assumir, não vai conseguir nem passar para o segundo passo: descobrir o porquê!
 
É necessário abrir o coração!
A maioria das pessoas quer interagir mais, ter mais e melhores amigos. Mas só o farão se encontrarem abertura no coração. E isto pode ser na forma de um sorriso, uma brincadeira ou até em você saber o nome da pessoa e chamá-la pelo nome. E esse já é o terceiro passo: abrir-se. Em pouco tempo, você já vai ser tão solicitado, que não vai dar nem conta de tanta responsabilidade. O missionário do Reino, portanto, não pode desprezar ninguém! A criança que Jesus tomou em seus braços nesta passagem, representa não só as crianças, mas todos os que são excluídos neste mundo. “O cristão que não concordar com o programa do Senhor é um cristão na metade do caminho; um tíbio! É bom, realiza coisas boas mas continua a não suportar as humilhações e a perguntar-se: por que àquele sim e a mim não?!! (Papa Francisco).
“Aparecida das Águas” nos convida: Sejamos discípulos missionários do Redentor!    APOIO:
Nossa mensagem lhe foi útil? - Quer colaborar conosco? Escreva para: E-mail: contato@aparecidadasaguas.com
Seja um evangelizador conosco! Clique aqui!
 
Site - Aparecida das Águas
Página no Facebook - Aparecida das Águas
Cana no Youtube - Aparecida das Águas
contato@aparecidadasaguas.com
Enviado por J B Pereira em 03/10/2018
Código do texto: T6466325
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
2269 textos (1189323 leituras)
14 e-livros (84 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/09/19 21:43)
J B Pereira