A fábula do galo rabugento

O galo Carijó era um animal ranzinzo e não tinha amizade com os outros bichos da vizinhança , era antissocial pois não costumava participar das festas e reuniões daquele vilarejo. Ele era um bicho esquisito, intolerante e às vezes muito ignorante. Para ele ter amigos era algo sem importância, pois achava que não precisava da ajuda nem da companhia de ninguém e se sentia autossuficiente , se achava o máximo. O galo reclamava de tudo e de todos era muito rabugento. Quase ninguém na vizinhança gostava dele. Suas próprias atitudes é que faziam com que as pessoas se distanciassem dele.

A galinha Marieta todos os dias de manhãzinha passeava com seus filhotinhos e o cumprimentava:_____Bom dia, Sr. galo Carijó! Tudo bem ? Como tem passado?

E o galo com sua cara feia mal respondia , virava a cabeça fingindo de surdo , na maioria das vezes ele estava mal humorado e respondia com estupidez:____ Ora bolas, lá vem essa galinha faladeira me pertubar. Só me faltava essa agora, ter que aturar essa galinha . ____Agora tenho até que dá satisfação da minha vida pra senhora, oras bolas, me polpe ,vê se não me amola.

Os filhotinhos ficaram assustados com a grosseria do galo com a galinha e todos corriam para debaixo das asas da mamãe galinha para se protegerem.

Certo dia, o galo ficou doente. Na vizinhança os animais tinham o costume de cada um realizar suas tarefas. O cachorro Rex assim que amanhecia o dia saía feliz dando bom dia com seu latido _au,au! E cumprimentava os animais que encontrava pelo caminho. O gato de botas dizia: ___miau, miau!

O passarinho cantava: bem-te,vi, bem-te-vi!

O cavalo relinchava,

A galinha cacarejava có có ró có!

A ovelhinha berrava mé, mé!

A vaquinha mugia moon, moon!

E os animais cada um tinham sua forma de comunicação.

E o galo Carijó não deu as caras naquele vilarejo.

A galinha Marieta encontrou o cachorro e comentou com ele :______Senhor Rex tem notícias do galo Carijó?

Ele respondeu:____ não! Ultimamente não tenho o visto por aqui.

A galinha comentou: ____ Estranho, eu também há dias

não o vejo! Nem escuto seu co ró co có.

O cachorro disse:____ vai ver deve ter arrumado confusão por aí com alguém e foi expulso da vila e se mandou.

O cavalo falou: ou pode ser que ainda esteja dormindo. O gato disse:__ ou pode se que tenha se perdido e não sabe como voltar para sua casa.

A ovelhinha disse: ___ou quem sabe ele viajou...

A galinha então procurou o passarinho e a vaquinha e tiveram a ideia de

procurarem pelo galo e dar um susto nele.

Cada um se espalhou e saiu a procura dele. A galinha imediatamente foi ao galinheiro e quando olhou para o pé de goiabeira bem no alto avistou o galo triste , abatido e muito fraco não tinha forças nem para cantar.

A galinha curiosa então perguntou_____Bom dia Sr. galo?__ O Sr. está bem? ___Posso ajudá-lo? Sabia que seu canto está fazendo falta no vilarejo? Fiquei preocupada contigo e resolvi vir visitá-lo. O galo todo sem graça, envergonhado respondeu:___

Nessa vila todos me detestam, nas festas eu nunca participo, não tenho amigos . Ninguém gosta de mim.

Na realidade o galo era quem não se enturmava com os outros animais e sempre queria sair com a razão, era um galo mandão, autoritário.

____Senhor galo, veja bem, preste atenção no que vou lhe dizer: apesar do seu jeitão às vezes agressivo gosto muito de sua cantoria. Os animais da vila também estão sentindo falta do seu co ró co có. E eles estão a sua procura. _____Sabe, Sr. galo todos nós temos o nosso valor.

Verdade, dona galinha? ___Claro que sim! Você é muito importante na vila, ninguém sabe cantar tão lindo como o seu canto.

__ Mas o que foi que aconteceu com o Sr.? Está com uma aparência pálida?

___ É que estou doente. A galinha foi atrás da dra. coruja que logo examinou o galo e foi diagnosticado que ele estava com catapora, pois seu corpo estava todo pintado de bolinhas vermelhas. Então foi medicado e aos poucos foi se recuperando. Ele agradeceu a galinha e a coruja por terem ajudado-o no momento em que mais precisou . Quando os outros animais o encontraram ele já estava sarado, graças a galinha e a coruja. O galo ficou feliz e a partir de então passou a ser solidário com outros animais. Percebeu que às vezes o problema está em nós mesmos e não queremos enxergá-lo, porque é mais fácil jogar a culpa no outro do que reconhecer nossos próprios erros. Descobriu que ter amigos é muito bom, pois deixa a vida mais feliz e mais colorida.

Valdizia Barros
Enviado por Valdizia Barros em 24/06/2018
Reeditado em 24/06/2018
Código do texto: T6372796
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.