Davi e as ovelhas
Seu Antônio era um Senhor de idade avançada, aposentado e dono de uma pequena fazenda no interior do Ceará. E como seus filhos já estavam casados e não moravam mais com ele, seus netos eram quem mais faziam companhia para seu avô, passavam os fins de semana e também as férias em sua casa.
Davi o neto mais novo era uma criança muito esperta e Pedro, o mais velho com dez anos já estava ficando um rapazinho.
Ambos todos os dias acompanhavam o seu avô e iam cuidar das ovelhas, dar a alimentação, colocar água para matar a sede dos animais, dar banho. Tudo era muito divertido e eles aproveitavam o tempo para brincar com as ovelhinhas.
Um dia a tardinha, Davi inventou uma brincadeira de esconde-esconde e se escondeu. Todos ficaram preocupados com o menino pensando que ele tinha desaparecido ou tinha sido sequestrado, mas de repente ele apareceu e começou a dar risada deles.
Davi era uma criança muito levada gostava muito de travessuras.
Outro dia inventou mais uma de suas peraltices e do nada começou a gritar: ___Socorro!-____ Por favor , ajudem-me!
____ A raposa está matando as ovelhinhas! _____ Salve-as!
Depressa o avô e seu irmão foram ao encontro do garoto. mas não encontraram nenhuma raposa por ali.
Davi dava muita gargalhada achando tudo muito engraçado.
Dias se passaram e o menino fez a mesma brincadeira com eles. Só que dessa vez realmente a raposa estava ali atacando os filhotinhos.
Seu avô dizia : ____Deve ser mais uma vez esse menino querendo nos fazer de palhaços, não vamos dar ouvidos, ele não nos engana mais.
Davi continuou a gritar: _____ Socorro! ____ Ajudem-me , por favor! _____Por que ninguém vem me ajudar? E gritava bem alto: ____ Socorro! Alguém me ajude a raposa vai devorar as ovelhinhas!
Acreditem em mim!
Dessa vez era verdade, porém ninguém foi ajudá-lo pensando que seria mais uma de suas brincadeiras.
Moral: A mentira faz perder a confiança e essa depois de quebrada jamais pode ser consertada. Nunca fale mentiras.
Fale sempre a verdade mesmo que doa.