O festival de poesias

Na floresta encantada não se falava em outro assunto a não ser no festival de poesias, era a notícia mais comentada entre os animais, na tv e principalmente nas manchetes dos jornais.

Todos se reuniram para se inscrever e concorrer a classificação do maior evento de todos os tempos : o famoso festival de poesias.

Dentre as regras e normas do evento estava determinado que os bichos poderiam utilizar seus talentos, habilidades e competências, porém só não poderia trapacear ninguém para sair na vantagem, ou seja, teriam quer ter ética e ser honestos.

Nessa festa o leão era o juiz e a onça também fazia parte do júri junto com o tigre e o leopardo.

Todos os bichos fizeram suas inscrições, ansiosos com o desejo de serem classificados e conquistarem o primeiro lugar.

O animal que conseguisse escrever a melhor poesia seria o (a) vencedor(a) e receberia como premiação o título de animal mais sábio daquele lugar e seria contemplado(a) como premiação uma viagem pela Floresta Amazônica com tudo pago com direito a hospedagem em hotel, café da manhã cinco estrelas, podendo desfrutar de banho de sol

e de piscina, massagem corporal, e além disso, havia uma biblioteca enorme ao lado do estabelecimento e os ganhadores poderiam visitar sempre que quisessem e ler livros diversificados, usar computadores para ajudar o leitor adquirir mais conhecimentos e ficar atualizado.

A tartaruga muito lenta e preguiçosa foi a última a fazer a inscrição, em pouco tempo, o leão começou a abertura da festa literária.

____ Senhoras e senhores! Boa noite!

___É com imenso prazer que inicio a abertura desse recital e fico feliz por poder fazer parte dessa festa maravilhosa. E para abrilhantar o evento convoco o amigo papagaio para animar com suas músicas encantadoras.

____Olá amigos, muito boa noite! __Quem está feliz grita bem alto!

Eu.......... E no violão tenho a honra de lhes apresentar o coelho, na guitarra o cachorro , no teclado o macaco e na bateria o jacaré , esse não desgrudava seu instrumento favorito.

Após o recital a onça deu continuidade a festa. E fez o seu discurso:

____ Boa noite bicharada! Vamos iniciar o festival de poesias! Desde já agradeço a participação e a presença de todos .

A onça observou para todos os lados e percebeu que a floresta estava repleta de candidatos, mas ainda faltavam alguns.

A aranha, o sapo, a rã e a tartaruga pegaram carona com o elefante, aos poucos foi chegando a borboleta azul, a abelhinha melissa, o coelho Dengoso e a corujinha Melzinha. Dona coruja, essa não poderia faltar, pois ela é apaixonada por livros e escrever poesias faz parte da vida dela a muito tempo. Seu amigo coelhinho também é muito esforçado e inteligente, adora ler revistas infantis, inclusive histórias em quadrinhos da turma da Mônica, de Maurício de Souza.

Já o sapo não gostava muito de ler nem de escrever só sabia reclamar da vida e de todos, mas não fazia nada para mudar e melhorar sua vida.

Vivia encrencando com os outros bichos e tinha brincadeiras de mau gosto com a coruja e o coelho.

Na verdade, o sapo tinha muita inveja deles porque eles tinham muitos amigos e ninguém queria ser seu amigo, pois o mesmo era egoísta e metido.

Todos os animais se apresentaram , declamaram suas poesias e foram aplaudidos fortemente pelo público. E para surpresa de todos, advinha quem foram os primeiros colocados na classificação?

Isso mesmo os bichos que mais tinham o costume de ler e escrever, a coruja e o coelho.

O sapo ficou envergonhado pelas palavras ofensivas que outro dia havia dito que seus amigos não seriam capaz de vencer o festival. Ficou refletindo no que tinha falado e pensou que eles iriam retrucar, ou melhor, debochar de sua cara porque foi desclassificado.

Tanto o coelho quanto a coruja tinham deficiência auditiva e quanto mais o sapo falava que eles não iriam conseguir eles entendiam que estava motivando-os a vencer.

Porém, o sapo, se surpreendeu com a atitude de seus amigos, eles decidiram abrir uma biblioteca na floresta e se prontificaram a ajudar os animais que tivessem maior dificuldade na leitura e escrita e convidaram o sapo para fazer parte da turma.

Foi entregue a premiação aos campeões e a festa continuou com a animação da orquestra musical com muita dança a noite toda.

Moral da história: Nunca dê ouvidos a palavras negativas. Seja surdo para o desânimo e o fracasso. Lute pelos seus ideais você é capaz.

Valdizia Barros
Enviado por Valdizia Barros em 25/05/2018
Reeditado em 25/05/2018
Código do texto: T6346488
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.