LELECA MOLECA, E O NATAL

Leleca chegou na casa da avó Catarina, que estava folgadamente sentada em sua cadeira de balanço, e fazendo o seu crochê, muito entretida com cada ponto que dava, pois a mesma estava fazendo um lindo caminho de mesa para o natal.

Leleca olhou desconfiada para a avó, olhou para o presépio em cima do móvel, todo bonitinho, e para as muitas decorações verdes e vermelhas que se encontravam na grande sala de visitas de sua avó. E fazendo uma cara de muitas dúvidas, exclamou: - Vó!

A avó, parou o que estava fazendo, deu um sorriso e disse: - Nem te vi chegar Leleca!! Estava tão entretida. O que faz por aqui?

Leleca se aproximou mais da avó, e perguntou: - Vó! O que é o Natal? E porque tudo é tão bonito e diferente nele? As pessoas decoram tudo, arrumam suas casas, ficam mais alegres, distribuem sorrisos, presentes, bombons e comida?

A avó deu uma risada gostosa, e olhando com carinho para a neta respondeu: - Minha menina! Natal, simboliza o nascimento de Jesus. O filho de Deus que veio ao mundo, e deu a sua vida para nos salvar do mal, do pecado, da inveja, da cobiça e tantas coisas ruins. E como ele, por amor, salvou o nosso mundo, que estava perdido, cheio de tantas desgraças, todo ano, na data de seu nascimento, as pessoas comemoram o aniversário de Jesus, e presenteiam aos outros, fazem uma ceia para comemorar e espalham bondade e alegria entre os outros seres humanos. E você ganha o seu presente de Papai Noel.

Leleca muito séria, com o olhar perdido, pensou, pensou e finalmente disse:

- Vó! Mas, se Jesus morreu para nos salvar de todas essas coisas ruins do mundo, porque os homens continuam tão maus? Porque ainda existe tanta injustiça, miséria, ganância e outras coisas ruins? Porque os homens ainda tratam uns aos outros de forma tão cruel e sem sentimentos? Porque existe tanto desrespeito, preconceito e distinções entre as pessoas? Não somos todos filhos de um mesmo pai? Porque maltratam pessoas boas e os animais? Os animais não contam? Jesus veio salvar só os homens? E porque as pessoas só ficam felizes e cordiais no natal? Não era para ser sempre? Deus queria que os homens fizessem coisas boas só um dia no ano? Que alimentassem as pessoas só uma vez no ano? E o resto dos dias? O povo carente fica sem comer, aguardando mais um ano? E para que esses presentes? Deus queria que dessemos presentes uns aos outros? Pensei que Deus só queria que todos se amassem, e tivessem fé nele. A senhora sempre me falou que o mais importante na vida era seguir os mandamentos de Deus e amar a todos, como ele nos ama, porque somos todos partes de uma coisa só. Mas, os homens continuam matando, invejando, destruindo sem limites, sem amor no coração, e deixando que tantos passem fome, passem necessidade, vivam sem teto, sem saúde, sem uma roupa para vestir. E a natureza e os animais continuam sendo exterminados, como se não houvesse amanhã. Eu não entendo isso vó? A senhora me disse que temos que ser nós mesmos; que não devemos julgar ninguém, porque não conhecemos os porquês de cada um, os seus problemas, alegrias e tristezas. Então, eu realmente não compreendo o que é o Natal. Natal é uma vez por ano, tentarmos ser melhores? O certo não seria sermos o máximo o ano todo? E no lugar de dar presentes, mostrar o quanto cada um é importante para nós? O quanto cada um que faz parte de nossas vidas, já é um presente para a gente? Um presente, que não tem preço, que nos foi dado por Deus. Para mim vó, o Natal tinha que ser comemorado trezentos e sessenta e cinco dias no ano.

A avó Catarina abriu um grande sorriso, as lágrimas desceram pelos seus olhos claros e sua pele enrugada, e ela estendeu os braços e abraçou a neta com toda força do mundo, como se tivesse encontrado o presente mais precioso do mundo.

E com a voz, rouca pelo choro, ela disse: Sim Leleca, você tem toda razão. Então, vamos tentar fazer de cada um de nossos dias, o que faríamos no Natal.

E beijou a neta com muito amor.

Noélia Alves Nobre
Enviado por Noélia Alves Nobre em 23/12/2017
Código do texto: T6206449
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.