Meu Planeta , planetinha.
Meu Planeta , planetinha.
Mamãe o que é o Planeta Terra?
Pergunta Lucia, puxando a saia de sua mãe chamando sua atenção.
A mãe olha sua pequena filha e responde.
_Tudo o que você esta vendo filha é o Planeta Terra.
_ E tem Planeta Terra depois destes muros e cercas altas e destes prédios grandes mamãe?
A mãe com um sorriso de felicidade por ter uma filha tão inteligente diz:
_ Planeta Terra é tudo, até as cercas, muros e prédios estão dentro dele.
_ E a Ritinha também?
_ Sim filha a sua boneca Ritinha também.
_E a nossa casa, o papai e a senhora e a vovó e o vovô e a tia Alice e o tio Osvaldo e o seu Pedro da fruteira também mamãe?
_Sim filha todos são parte do Planeta Terra inclusive as plantas, as árvores e as frutas.
_ E as flores da vovó também mamãe?
_ Sim filha as flores da vovó também?
E pegando a filha pela mão levou-a para dentro da cozinha e mostrou a jarra de vidro com água e disse: Nós estamos dentro do Planeta Terra assim como a água esta dentro da jarra, entendeu filha?
_ Então nós estamos na jarra mãe?
A mãe pensativa disse: É quase isso filha, a jarra e a água estão dentro do Planeta Terra e a jarra é como se fosse um pequeno planetinha cheio de vidas invisíveis que a gente não enxerga.
_ Então encheu a jarra de água e deixou-a em cima da mesa e saiu para o jardim e chamou a filha e disse: Olhe filha, estas flores são lindas e são plantas do Planeta Terra. E as abelhas mãe são do Planeta Terra? Ele deve ser muito rico para ter tantas coisas, pois tudo é do Planeta Terra.
A mãe pegou sua pequena mãozinha e falou: Filha tudo é de Deus nosso Papai do céu , foi ele que criou tudo, as plantas, as flores, a borboleta, a mamãe e o papai, a vovó, o vovô e os teus tios, os amiguinhos, tudo.
Então pensativa a criança foi brincar em seu quarto com sua boneca Ritinha.
E o seu pai chegando em casa, foi devagarinho ver o que sua filha estava fazendo e sem que ela percebesse sua presença ficou olhando a filha e escutando o que ela estava dizendo para a sua boneca e ouvi-a dizendo:
_ Ritinha minha filha, você não pode tomar da água da jarra, pois é o planetinha filho do Planeta Terra que esta cheio de plantinhas, de flores e todas são invisíveis que ninguém pode ver e devemos cuidar bem da jarra de água, esta cheia de vidas, você pode me ajudar a proteger eles Ritinha, ali dentro deve ter borboletas, abelhinhas, florzinhas, árvores, passarinhos, nuvens, tudo, tudo, até uma vozinha bem pequenininha.
O pai não aguentando de curiosidade perguntou para a filha.
_O que tem dentro da jarra?
Ela se virou e feliz correu dar um abraço no pai que a estava esperando de braços abertos para abraça-la.
Ela correu feliz, dar um abraço no pai e beijou seu rosto varias vezes.
Ele a pegou no colo e foram para a cozinha.
E Lucia colocou seu pequeno dedo na jarra e começou a explicar para o seu pai assim:
_ Olhe papai este é o filhinho do Planeta Terra, esta cheio de vidas, tem plantas, flores, Borboletas coloridas, Abelhas grandes e pequenas, esta vendo papai?
_ Não filha estou vendo água limpa e sim é do Planeta Terra .
E indo para a estante da sala pegou um livro cheio de fotografias coloridas.Sentou no sofá pegando a filha no colo começou a folhear o livro. E achando a foto do Planeta Terra mostrou para sua filha.
E Lucia disse: Que lindo é redondo , parece uma bola, que cor é esta papai?
_ É azul filha, o Planeta Terra é azul pois é cheio de água, olhe aqui tem tudo. E começou a mostrar o livro para Lucia, que tinha leão, onça, flores, Borboletas azuis, sapos, campos de trigo e de milho, prédios grandes, cidades e muitas crianças em uma escola.
Ela ficou feliz vendo as crianças e perguntou:
_ Onde elas estão papai?
_ Estão na Escola Filha.
_ Eu quero ir para a Escola também para poder brincar e falar que eu conheço o Planeta Terra e foi Deus quem o criou.
E arrumando as duas mãozinhas juntas fez uma oração: Papai do céu proteja nosso planeta, as flores, as plantas os prédios, as mamães, os papais e todos os meus tios e também a Ritinha e quando eu crescer e ficar bem grande vou ajuda-lo a proteger com o Senhor. Amém!
Esta pequena história retrata como a criança imagina o mundo e de como pensa em proteger o nosso Planeta e de como criar na nova geração um pensamento voltado a preservação do meio ambiente.