BRINCAR AOS POLÍGONOS

Naquele dia, depois das saudações, a professora Feliciana disse aos alunos: - Meninos, hoje brincarão aos polígonos!

- Polígonos? - Perguntou Aurora. – O que são polígonos?

- Aurora, diz-me antes, se te recordas dos segmentos de recta. - Retorquiu a professora.

- Recordo-me bem, professora Feliciana. - Disse Aurora. - Dois pontos de uma recta determinam um segmento de recta. Um ponto pertence a uma recta quando estiver situado sobre essa mesma recta. – Mas porquê, professora?

- Porque os polígonos são figuras geométricas formadas por segmentos de recta. – Respondeu a professora. - São, portanto, figuras fechadas nas quais, cada segmento representa um lado do polígono. A quantidade de lados vai permitir designar o polígono. Quando os lados se encontram formam ângulos.

- E ângulos são figuras que nascem de duas semi-rectas a partir de um mesmo ponto. – Revelou o Daniel. - Aliás, professora Feliciana, a propósito dos segmentos, há dias li algo que dizia assim:

A recta não tem princípio

E não tem fim.

A semi-recta tem princípio

E não tem fim.

E o segmento tem um princípio

E tem um fim.

– Exactamente! – Disse a professora Feliciana. - Porém, regressemos ao nosso assunto principal. Trago comigo um saquinho e no seu interior existem quatro papelinhos com dois números cada. Vamos, pois, rotular os polígonos em função dos números inscritos nesses papelinhos. Ou seja, cada número corresponderá a quantidade de lados de um polígono e também ao nome do mesmo.

Quatro voluntários encarregaram-se dos papelinhos e da designação dos polígonos:

Aurora: - No meu papel constam os números três e oito. Ao três chamarei triângulo e ao oito, octógono.

Daniel: - Eu tenho o número cinco a quem darei o nome de pentágono, e o número sete que será o heptágono.

Joana: - Eu tenho os números seis e dez. Hexágono e dodecágono, assim se chamarão.

E por último, ao Nataniel, restaram os números quatro e nove, aos quais o mesmo denominou quadrado e eneágono, respectivamente.

- Agora, vamos lá ordenar as vossas opções e consolidarmos então, a nossa aula. – Propôs a professora Feliciana.

Inesperadamente, os alunos meteram-se a declamar:

Se tem três lados

O seu nome é triângulo.

Quando é quadrado

Tem quatro lados.

É um pentágono

Quando tem cinco lados.

Quando tem seis lados

É um hexágono.

O seu nome é heptágono

Se tem sete lados.

Se tem oito lados

Chamam-lhe octógono.

É um eneágono

Quando tem nove lados.

Quando tem dez lados

É um dodecágono.

A professora Feliciana sorriu. – É como na vida, as pessoas têm capacidade para manifestarem-se de diferentes maneiras, dependendo das circunstâncias! Não esqueçam a tarefa! – Alertou.

António MBridge
Enviado por António MBridge em 22/07/2017
Código do texto: T6061424
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.