BRINCAR AOS POLÍGONOS
Naquele dia, depois das saudações, a professora Feliciana disse aos alunos: - Meninos, hoje brincarão aos polígonos!
- Polígonos? - Perguntou Aurora. – O que são polígonos?
- Aurora, diz-me antes, se te recordas dos segmentos de recta. - Retorquiu a professora.
- Recordo-me bem, professora Feliciana. - Disse Aurora. - Dois pontos de uma recta determinam um segmento de recta. Um ponto pertence a uma recta quando estiver situado sobre essa mesma recta. – Mas porquê, professora?
- Porque os polígonos são figuras geométricas formadas por segmentos de recta. – Respondeu a professora. - São, portanto, figuras fechadas nas quais, cada segmento representa um lado do polígono. A quantidade de lados vai permitir designar o polígono. Quando os lados se encontram formam ângulos.
- E ângulos são figuras que nascem de duas semi-rectas a partir de um mesmo ponto. – Revelou o Daniel. - Aliás, professora Feliciana, a propósito dos segmentos, há dias li algo que dizia assim:
A recta não tem princípio
E não tem fim.
A semi-recta tem princípio
E não tem fim.
E o segmento tem um princípio
E tem um fim.
– Exactamente! – Disse a professora Feliciana. - Porém, regressemos ao nosso assunto principal. Trago comigo um saquinho e no seu interior existem quatro papelinhos com dois números cada. Vamos, pois, rotular os polígonos em função dos números inscritos nesses papelinhos. Ou seja, cada número corresponderá a quantidade de lados de um polígono e também ao nome do mesmo.
Quatro voluntários encarregaram-se dos papelinhos e da designação dos polígonos:
Aurora: - No meu papel constam os números três e oito. Ao três chamarei triângulo e ao oito, octógono.
Daniel: - Eu tenho o número cinco a quem darei o nome de pentágono, e o número sete que será o heptágono.
Joana: - Eu tenho os números seis e dez. Hexágono e dodecágono, assim se chamarão.
E por último, ao Nataniel, restaram os números quatro e nove, aos quais o mesmo denominou quadrado e eneágono, respectivamente.
- Agora, vamos lá ordenar as vossas opções e consolidarmos então, a nossa aula. – Propôs a professora Feliciana.
Inesperadamente, os alunos meteram-se a declamar:
Se tem três lados
O seu nome é triângulo.
Quando é quadrado
Tem quatro lados.
É um pentágono
Quando tem cinco lados.
Quando tem seis lados
É um hexágono.
O seu nome é heptágono
Se tem sete lados.
Se tem oito lados
Chamam-lhe octógono.
É um eneágono
Quando tem nove lados.
Quando tem dez lados
É um dodecágono.
A professora Feliciana sorriu. – É como na vida, as pessoas têm capacidade para manifestarem-se de diferentes maneiras, dependendo das circunstâncias! Não esqueçam a tarefa! – Alertou.