JOÃOZINHO E E BURRINHO

JOÃOZINHO E O BURRINHO

Jorge Linhaça

Joãozinho era um menino que vivia na roça, gostava muito de brincar e de cuidar dos animais da pequena fazenda dos seus pais. De manhã Joãozinho ia à escola para aprender a ler, a escrever, e outras coisas mais. De tarde voltava para a casa e ia cuidar dos bichos. O animal do qual Joãozinho mais gostava era Zoinho, um burrinho de estimação.

Joãozinho adorava montar em Zoinho, dava longos passeios com seu amigo pela propriedade. Um dia Joãozinho se deu conta de que não sabia a data do aniversário do burrinho, e de que nunca havia dado uma festa para ele. Decidiu que o aniversário do burrinho seria em determinada data e pôs-se a preparar a festa para o burrinho.

Os amigos de Joãozinho acharam que ele estava louco por fazer um a festa para o burrinho, mas Joãozinho não ligava, afinal o burrinho era seu amigo e companheiro.

Quando chegou o dia, Joãozinho tratou de enfeitar o pátio e colocar uma linda fita em Zoinho. Fez também, de cartolina um grande chapéu de aniversário enfeitado com papéis coloridos e brilhantes. cantou parabéns para zoinho, que acreditem, até derramou umas lágrimas de emoção.

Joãozinho ainda levou um presente para o burrinho: Vários Torrões de açúcar embalados em uma linda caixa de presentes, amarrado com fitas coloridas. O menino e o burrinho se divertiram muito naquele dia pois amizade é algo que não tem preço e nem olha as diferenças entre os amigos.

VAMOS BRINCAR DE APRENDER?

Por que você acha que Joãozinho gostava tanto de Zoinho?

O que você aprendeu com esta historinha?

Você tem algum amiguinho como Zoinho?

O que você acha sobre os amigos de Joãozinho não terem ido à festa de Zoinho?

_____________

FALANDO DA HISTORINHA

O que você achou desta historinha?

O que você aprendeu com os personagens?

O que você gostaria de dizer ao Joãozinho?

Quem é o autor do texto?

O que você gostaria de dizer a ele?