Por quê as formigas têm cintura fina...?

Quando vi a ilustração daquela formiguinha amarrada ao pé da mesa pela própria mãe ali eu cri. Mas primeiro a mana Vic contou-me a estória que de curta ela fez bem compridinha com um adereço aqui, outro acolá...O livro era As mais belas histórias, adotado no curso primário nos anos 50, 60...

A formiguinha era filha de uma formiga confeccionista, que andava sempre apertada de costura. E que, chamada para costurar fora teve que deixar a filhinha em casa. E aquela filhinha tinha o hábito de picotar tudo que lhe aparecia às ventas, com suas pinçazinhas afiadinhas. E para evitar estragos, a mãe não teve recurso, senão amarrar a filhinha ao pé da mesa pela cintura, pois pelo pescoço poderia provocar um sufocamento, um pescoçufocamento - aqui aumento...

Só que o instinto picador da formiguinha era forte demais. E por todo o tempo que a mãezinha ficou ausente, ela se esticou tanto para fugir da peia que a cada esforço a corda lhe apertava a cintura, quase a ponto de a tirar ao meio.

A valença foi que a mãe chegou de volta a tempo e a hora de a salvar. Mas a modelação já tava feita. A filha virara u'a manequim perfeita.

E só agora, ao contar-lhes esta estória, para mim velha de seis décadas é que me dou conta de me indagar por quê raios a formiguinha da cinturinha não pensou em roer a própria corda que a fazia padecer...E a resposta que me vem é que, seu instinto feminino, pode crer, só pensava em emagrecer...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 14/01/2017
Código do texto: T5882005
Classificação de conteúdo: seguro