O Grande Guerreiro

Havia uma aldeia no meio de uma grande floresta. Seus moradores viviam da caça e da pesca, todos os dias eles faziam uma grande fogueira e dançavam até o amanhecer. As índias eram belas mulheres. Seus cabelos longos cobriam lhes o corpo, passavam muitas horas do dia a se enfeitar. India Potira era uma linda indiazinha,sua beleza deixava o Sol enfeitiçado e muito encabulado.

Naquela aldeia os homens eram fortes guerreiros, tinham muita estratégia para dominar suas presas, quando voltavam da caça era uma grande festa, dançavam, comiam e bebiam. Todos viviam em harmonia. O Cacique era bondoso e sábio e o Pajé muito poderoso. íntre os meninos ,Curumim era o mais franzino e sua mãe Jacira sempre se preocupava, pois sua irmã Potira era muito talentosa. Fazia artesanatos e no tear era uma artista. Potira era amiga de todas as índias de sua aldeia e o que sabia ensinava para suas colegas. Sua mãe se orgulhava muito dela. Porém Curumim estava sempre só. Na aldeia havia muitos animais e ele tinha um macaquinho que se chamava *Açam, os dois eram inseparáveis.

Um dia Curumim encontrou sua irmã sentada numa *ita porâm olhando para o Sol, ela era uma deusa perfeita! Corpo escultural e tinha um coração de ouro no peito.* Curumim a admirava muito e indagou-lhe ao vê-la sentada ali.

-Que fazes* Potira? E ela lhe respondeu:

-Estou namorando o Sol e pensando como ele é importante nas nossas vidas... Sem ele morreríamos de frio e os frutos das árvores não amadureceriam, as flores e as matas não existiriam.

-Irmã, tens razão! O Sol é muito importante, mas será que ele pode me ajudar?

-Ajudar? Em que? perguntou Potira.

-Quero ser um grande e poderoso guerreiro com minha flecha.! Quero crescer forte como os outros.

-Ah! Curumim, o Sol não sabe dessas coisas. Pergunte para o Pajé. Ele é bem sábio e poderá te responder, disse ela.

Cabisbaixo Curumim se retira e vai a procura do Pajé.

-Pajé, pode me ajudar?

-Em que Curumim?

-Quero ser grande e forte, o melhor caçador da aldeia!

-Posso curar doenças, fazer chover, espantar os maus espíritos e tirar o mau da carne, mas nisso não posso te ajudar. - Respondeu o Pajé.

Curumim ficou desapontado e foi falar com sua mãe Dona Jacira

-Mãe, pode me ajudar?

-Sim meu filho,posso te dar amor, carinho e te fazer um cozido, se isso te ajuda ,fico feliz.

-Não. Isso não me ajuda. Quero ser o maior e melhor caçador da aldeia...

Curumim estava obstinado. Só pensava em ser grande e forte. Na aldeia perguntou à todos e ninguém pode ajudá-lo. Açam, seu macaquinho de estimação, o seguia por onde ele fosse.

Curumim andou pela aldeia toda e estava cansado. Resolveu chegar até o lago que havia bem próximo da aldeia. Se refrescou e se banhou por longas horas. Deitou seu corpo franzino e fraco na grama à margem do lago e olhava para o céu, contemplando seu infinito. Pensava ,nunca serei um guerreiro e nem serei forte. Meu destino será ser sempre um menino franzino. Sem perceber Curumim adormeceu e sonhou...

Quando acordou em seu sonho estava em um lugar totalmente diferente. Um anjo lhe recebe.

-Seja bem vindo Curumim, Sou anjo Gabriel.

-Tudo bem? Perguntou Curumim.

-Sim.

-Onde estou senhor Gabriel?

-Está no céu.

-Céu? O que é céu?

-Onde moram todos os anjos e seu Pai espiritual. - respondeu o anjo.

-Moro numa aldeia e já tenho pai e mãe!

-Sim, na terra tens seus pais, mas no céu tens também um Pai especial, disse-lhe calmamente o anjo.

-Poxa! Este lugar é muito lindo! Cheio de nuvens e os moradores tem asas! Gostaria de ter asas também! Respondeu Curumim admirado com o lugar.

-Esses seres são anjos, que estão aqui para proteger todos na terra. E eu sou teu anjo da guarda. Achei que gostarias de falar com Deus.

-Sim. Ele é poderoso?

-Muito! Criou o céu a terra, o mar, o sol, a lua, as matas e criou você.

-Então quero vê-lo!

-Sim. Vou levá-lo até Deus.

Caminharam por entre as nuvens e de longe via-se um trono e nele, Deus estava sentado rodeado de anjos, arcanjos e querubins. Neste momento Deus estava ouvindo um lindo canto, pois no Céu todos cantam para Deus. Chegando próximo Curumim começou a tremer... suas pernas pareciam adormecidas diante de tanta grandeza.., jamais vista por ele. O trono era de ouro encrustado por pedras preciosas e diamantes. Avistara um ser cuja aparência transmitiu-lhe muita paz. Sua barba era como a neve, seus olhos azuis cor do céu e seu rosto tinha um esplendor e na mão direita carregava um cajado , também encrustado de pedras preciosas. Anjo Gabriel anunciou:

-Senhor, tenho aqui um menino que quer falar-lhe.

-Sim, já o conheço. Venha até mim indiozinho, diga me o que queres.

-Sabe, não sei se o Senhor pode me ajudar, mas na minha aldeia todos são fortes guerreiros, os meninos da minha idade são mais robustos que eu, mas quero ser o melhor e maior, quando crescer quero ser o cacique da minha aldeia.

-Sim, filho posso ajudá-lo, serás forte e destemido, serás o maior e melhor guerreiro. Porém tudo tem um preço e se sua escolha é essa, teras que passar por algumas transformações. Você quer força física, quer prestígio, quer fama. Talvez isso seja pouco para pedir-me. Façamos um trato. A partir de hoje amarás a Deus sobre todas as coisas serás um bom filho um bom amigo e humilde. Cuidarás dos enfermos e dos fracos. Oferecerás ajuda a todos. Brincarás com seus amigos, terás paciência com os idosos, obedecerás seus pais, comerás toda a comida que sua mãe preparar.

Terás bondade no seu coração e com o tempo você vai ser grande. Pois daqui do meu trono estarei sempre a te cuidar . Vá agora. O segredo para ser grande é ser bom.

Já anoitecia, Açam mexe com Curumim que acorda assustado mas não esquecera do que ouviu de Deus. E a partir deste dia ele era outro garoto. Começou a ajudar a todos, sorrir mais, brincava mais com seus amigos e estava sempre pronto a ajudar.

Passaram-se os anos, ninguém mais lembrava daquele Curumim que só reclamava e queria ser o maior. Hoje todos o amam porque se tornou um grande guerreiro e é o cacique da aldeia; mas aprendera a lição. Conquistou o que queria, mas transformou-se em uma pessoa humilde, bondosa e nele havia também muita sabedoria. Nunca esqueceu-se da conversa com Deus.

Podemos ser grandes, mas temos que ser humildes , bondosos e honestos para sermos queridos e amados por todos.

Hoje sua aldeia é próspera e todos dizem que seu cacique é um grande guerreiro, que a paz está presente e todos são felizes.

Curumim hoje é uma lenda contada a todos os meninos que querem ser guerreiros.

FIM

Curumim= menino-----ita=pedra ------porãn bonita

Açan= frio----------Potira= flor