ELEIÇÃO NA FLORESTA

ELEIÇÃO NA FLORESTA

Era uma vez: Como o mandato do leão no cargo de rei da floresta, vencia, foi convocada uma eleição. Além do Leão, que candidato a reeleição, o macaco se candidatou. Foi realizado pelo papagaio um debate entre os candidatos. Primeiro cada candidato faz um pequeno discurso:

O leão: – “Se eu for reeleito continuarei protegendo a floresta ‘com unhas e dentes.’ Porque EU TENHO UNHAS E DENTES! EUTENHO GAAARRAS!!!

O macaco: – “ Do alto dos galhos das árvores eu posso ver e controlar a distância e detectar o perigo para PROTEGER VOCÊS, PROTEGER A FLORESTA, NOS PROTEGERMOS!!! E ainda prometo que saltarei de galho em galho, nas árvores frutíferas balançando-as e fazendo cair as frutas maduras para os animais que não podem subir ter o mesmo direito dos que sobem. Isso É DEMOCRACIA!!! O mesmo direito a todos!

O papagaio pergunta ao leão como seria montado o seu secretariado e teve a seguinte resposta, em alto e bom som:

Meu secretário de relações sociais será o gato que tem muita afinidade com as donas de casa, haja vista que vive roçado as suas pernas. E eu prestigio essa classe tão discriminada!

A bicharada vaiou: isso é nepotismo, pois o gato é seu parente próximo, pos também é felino.

A essa pergunta o macaco respondeu: O meu secretário de relações sociais será o Cachorro. Este sim é amigo do homem. Aí o leão falou: ta vendo? O macaco tá querendo estreitar laços de afinidade com o homem porque é primata, seu parente, mas o homem é corrupto, vocês tão vendo problema do mensalão e da Petrobraz lá em Brasília e isso pode chegar a floresta. Quem quer isso?

A bicharada foi unânime: NAAAÃO!!!

O leão disse que seu secretário de obras seria o tatu, pois sabia cavar o chão como ninguém. O macaco por sua vez disse que seu secretário seria o arquiteto joão-de-barro que era muito mais técnico.

O secretário de saúde do leão seria o rato e a bicharada se revoltou: O rato é ladrão e vai roubar o dinheiro da saúde e nos deixar morrendo à míngua igual fazem no mundo humano.

O macaco disse que seu secretário de saúde seria a serpente porque era sábia, retirava o veneno do ar, mas o leão a acusou de assassina que colocaria em risco a vida dos demais.

O secretário de esporte do leão seria a tartaruga e o macaco criticou dizendo que este não ganharia nenhuma competição, pois andava devagar demais e que seu secretário seria o cocá, mas o leão respondeu que o cocá vive cantando: tô fraco, tô fraco, como poderia competir com tanta fraqueza?

O leão disse que o seu secretário de educação seria o periquito e o macaco disse que o periquito não servia, pois é mal educado, barulhento e verde, imaturo, sem experiência e que o seu secretário seria o bicho preguiça, pois é muito educado e calmo, assim seria um bom exemplo de educação.

O leão disse que o gambá seria o motorista de ambulância, mas a bicharada disse que ele não servia porque era alcoólatra e só andava bêbado.

A lebre que seria motorista de ambulância no governo do macaco, mas segundo a bicharada, também não servia, pois corria demais e se sujeitava a acidentes colocando a vida dos doentes em risco.

Criei essa estória para uma turma de crianças até 10 anos de idade e depois de contá-la fiz a eleição com eles e o Leão foi eleito com 60% dos votos.

Foi muito divertido!