O Brilho de Maria Morena

Maria morava em uma casa amarela, onde tudo brilhava como o sol.

Maria que era morena, por vezes tinha inveja de todo aquele brilho, pois se sentia escuridão.

No quintal, Maria via a areia reluzir, e ao sol seu cãozinho Cor-de-neve brilhava tão intensamente, que seus olhos ardiam.

Então ela corria para baixo do chorão. Até mesmo as folhar verdes reluziam, mas logo ela percebia que o tronco não brilhava.

"Deve ser por isso, que ele se chama chorão, ele chora por não brilhar!" Pensava Maria.

E passava a abraçar e beijar a árvore para alegrá-la. Mas o chorão não mudava. Continuava com os galhos curvados para baixo.

Do outro lado da cerca, Dona Amélia olhava preocupada. Seu gato estava no galho mais alto do chorão, e não conseguia descer.

Maria que era pequena, subiu com cuidado no chorão. As pessoas que a viam logo falavam:

- Veja a Maria Morena! Desce menina! Assim você cai!

Mas a menina era muito cuidadosa.

Ao ver Maria o gato brilhava de contentamento, a árvore era tão alta, que os cachos da menina balançavam com o vento.

Devagar, desceu com o gato nos braços.

Muitas pessoas já estavam em baixo do chorão esperando Maria. " menina levada! Que coragem subir alto assim!" dizia um; "que corajosa, salvou o gato!" dizia outro. E todos estavam felizes pela menina e o gato estarem bem.

Agora, de alegria e coragem Maria brilhava! E na casa em que tudo brilhava, brilhava agora uma menina.