FABULISTAS (INCLUSIVE NACIONAIS) – SEGUNDO O TIO BABÁ

Esse texto, pesquisado e adaptado pelo tio Babá, tem o intuito de apresentar aos alunos a partir da quarta série, o significado da palavra “Fábula”, por meio da oralidade. Seria importante que os alunos que se interessaram por esse texto, ou os professores da língua portuguesa (Flor do Lácio), após a leitura, fizessem uma lista com as palavras encontradas e procurassem seus significados nos dicionários (por exemplo: que significa fábula?). As buscas devem ser transcritas no caderno e a seguir devem ler novamente, atentando para as palavras transferidas do dicionário, para perfeita compreensão.

A explicação mais simples que pode existir, é dizer que fábula “é uma narração onde os animais falam”! Segundo a “receita” passada por ESOPO, o criador da fábula, tais narrativas devem transmitir uma lição de moral, ou como se convenciona chamar no Brasil de “a moral da história”. A palavra “fábula” provém do latim “fabulari” (falar, contar, oralmente), em grego corresponde a “mythos” (mito, coisa inventada, imaginada). Fábulas são narrativas curtas, de caráter crítico, que expõem fatos da vida e é uma das mais antigas maneiras de se contar uma história. Surgida no Oriente e desenvolvida, como já dito acima, por um escravo grego chamado Esopo.

O autor grego Esopo usava muitos bichos como personagens de suas fábulas, como tartarugas, lebres, raposas, formigas, cigarras e outros. Ele inventava histórias entre os bichos por meio de diálogos em que os animais eram personagens. Através das situações que os envolviam, Esopo procurava transmitir em suas histórias sabedoria de caráter moral ao homem, criticando os valores da sociedade de sua época, para mostrar o que é certo e o que é errado. Cada bicho simboliza algum aspecto ou qualidade do homem. Exemplo: O leão representa a força; A raposa representa a astúcia; A formiga representa o trabalho; A cigarra representa o lazer.

EIS OS FABULISTAS

1 – ESOPO: (CRIADOR DAS FÁBULAS) - Célebre fabulista grego (+/- 620 a.C.) Esopo +/- 620 a.C.

Grego: *A lebre e a tartaruga; *O galo e a raposa; *O vento e o sol...

Segundo o historiador Heródoto, Esopo teria nascido na Trácia, região da Ásia Menor, tornando-se escravo na Grécia. Outro historiador, Heráclites do Ponto, afirma ser o roubo de um objeto sagrado, a causa da morte do fabulista. Como era costume no caso de sacrilégios, Esopo teria sido atirado do alto de um rochedo.

2 – LA FONTAINE: Fabulista francês (1621 – 1695)

Francês: *O galo e a raposa; *A raposa e a cegonha; *A formiga e a pomba. Foi autor de contos, poemas, máximas, mas com as fábulas ganhou notoriedade mundial. Resgatando fábulas do grego Esopo (século VI a. C.) e do romano Fedro (século I D. C.), segundo críticos de literatura, os textos de La Fontaine não apresentam grande originalidade temática, mas recebem um tempero de fina ironia. O autor francês não só tornou mais atuais as fábulas de Esopo, como também criou suas próprias, dentre elas "A cigarra e a formiga" e "A raposa e as uvas".

3 – CHARLES PERRAULT: Fabulista francês (1628 – 1703)

Francês: *O gato de botas; *Chapeuzinho vermelho; *O pequeno polegar... .

Era membro da alta burguesia, Perrault foi imortalizado por criar uma literatura de cunho popular que caiu no gosto infantil e contou também com a aprovação dos adultos. Com pouco mais de 50 anos, trocou o serviço ativo pela educação dos filhos. Movido por esse desejo, começou a registrar as histórias da tradição oral contadas, principalmente pela mãe, ao pé da lareira.

4 – IRMÃOS GRIMM –fabulistas alemães: (Wilhelm-1786-1859 e Jacob - 1785 -1863)

Alemães: foram dois escritores alemães que dedicaram suas vidas ao registro escrito de fábulas e contos infantis contados oralmente em sua época e época anteriores. Contribuíram muito para o desenvolvimento e entendimento da língua alemã com um dicionário (O Grande Dicionário Alemão) e estudos de linguística e folclore.

5 – HANS CHRISTIAN ANDERSEN: Hans Christian Andersen (1805 - 1875)

Dinamarquês: *A pequena sereia; *O soldadinho de chumbo; *0 patinho feio...

Era pobre, meio desajeitado e alto demais para sua idade quando criança. Há a hipótese de que quando escreveu “o patinho feio”, o autor tenha inspirado em sua própria infância.

6 – MONTEIRO LOBATO: Expoente brasileiro (1882 – 1948)

Brasileiro: *As caçadas de Pedrinho; *Emília no país da gramática; *O sítio do Pica pau amarelo... .

Seu sucesso imediato entre os pequenos leitores ocorreu de um primeiro e decisivo fator: a realidade comum e familiar à criança, em seu cotidiano, é, subitamente, penetrada pelo maravilhoso, com a mais absoluta verossimilhança e naturalidade. Com o crescimento e enriquecimento do fabuloso mundo de suas personagens, o maravilhoso passa a ser o elemento integrante do real.

7 – José Paulo Paes: Escritor brasileiro (1926 – 1988)

Brasileiro: *A revolta das palavras; *Uma letra puxa a outra: *Ri melhor quem ri primeiro... Poeta, tradutor e ensaísta. Participou de muitos congressos de escritores brasileiros e foi bem prestigiado como escritor.

8 – Ruth Rocha: Escritora brasileira (1931)

Brasileira: *Marcelo, marmelo, martelo; *O coelhinho que não era de páscoa; *Joãozinho e Maria...

Começou a escrever em 1967, para a revista Claudia, artigos sobre educação. Participou da criação da revista Recreio, da Editora Abril, onde teve suas primeiras histórias publicadas a partir de 1969. “Romeu e Julieta”, “Meu Amigo Ventinho”, “Catapimba e Sua Turma”, “O Dono da Bola”, “Teresinha e Gabriela” estão entre seus primeiros textos de ficção. Ainda na Abril, foi editora, redatora e diretora da Divisão de Infanto-Juvenis.

9 – Ziraldo: Escritor brasileiro (1932 )

Brasileiro: *Flicts; *O menino maluquinho; *O menino marrom...

Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão. Além de pintor é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. Ziraldo explodiu nos anos 60 com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a Ditadura Militar (1964- 1984) fundou com outros humoristas O Pasquim - um jornal não conformista que fez escola, e até hoje deixa saudades.

10 – Ana Maria Machado: Escritora brasileira (1942)

Brasileira: *Cachinhos de ouro; *Curupaco papaco; *Bisa Bia, bisa Bel... . Ana Maria Machado foi professora, jornalista, dona da livraria Malasartes, já fez programa de rádio e hoje vive da e para a literatura. A versatilidade da atual ocupante da cadeira de número 1 da Academia Brasileira de Letras 13 revela-se em seus romances e textos teóricos. No ano de 2000, Ana Maria Machado recebeu, pelo conjunto de sua obra, o prêmio internacional Hans Christian Andersen, considerado Nobel da literatura para crianças e jovens.

11 – Hão de haver muitos mais fabulistas; a nomeação de todos foge’ ao intuito do presente artigo.

REFERÊNCIAS

- www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

- pesquisa no Wikpédia, na internet e no Google.

Tio Babá
Enviado por Tio Babá em 12/01/2016
Código do texto: T5508739
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.