Lembranças: Vendedores Ambulantes no Meio Rural

Vez ou outra aparecia na fazenda de café onde eu morava, um homem que vinha lá da Fazenda Santa Olímpia, vendendo frangos e gritando seu pregão:

- Olha o frango! Olha a galinha! Olha o pato!

As aves tinham os pés atados por barbantes (à vezes por simples embiras), pelos quais se metiam uma vara fina ou taboca. Na maioria das vezes, ele trazia duas dessas ‘varas de frangos”.

Alguém da porta da casa da colônia pechinchava:

-Quinhentos réis!!!!!! Que caro!!!!!

-Os patos são quatrocentos réis!

-Pago quatrocentos pela galinha carijó!

-Faço por quatrocentos e cinquenta!

-Dou quatrocentos mais um tostão!

-Tá bão! Só pra num vortá sapatêro pra casa!

E ali mesmo a galinha era retirada da vara e o pagamento era feito.

Às vezes, praticava-se o escambo, de várias maneiras, como segue:

O comprador tinha o desejo de comprar o frango e o vendedor tinha fome (afinal andava a pé por muitos quilômetros). Nesses casos o vendedor pedia um prato de comida e dava 50 % de desconto para o frango ou galinha.

Às vezes o comprador oferecia um leitão em troca por quatro galinhas e um pato. Quando o vendedor tinha interesse (e condições físicas para transportar o bicho), rateava:

-Dô treis galinha mais um pato.

-Aceito treis galinha e um frango.

-Nhô sim; aceito!

Eu, menino caipira que a tudo via, aguardava a volta do vendedor pelo mesmo caminho, já no cair da tarde. Às vezes, sobravam muitos frangos e galinhas e o desânimo era nítido; noutras vezes trazia apenas as varas nas mãos e um sorriso, pela boa venda. Noutras, trazia um leitão com as patas peadas, amarado às costas. Apesar do cansaço e do esforço, nessas vezes as vendas tinham sido boas.

- E a vida continuava; pacata, serena, sem sobressaltos!

Criado em 04-01-2016

Glossário

- Sapatêro: diz-se de alguém, quando se vai fazer algo, porém nada é feito por algum motivo.

- Embira: tiras feitas de casca de árvore, para se usar como cordel ou amarras.

- Taboca: uma espécie de bambu diferenciada, de pequeno diâmetro.

- Escambo :prática de comércio que não envolve dinheiro, mas trocas.

Tio Babá
Enviado por Tio Babá em 04/01/2016
Reeditado em 04/01/2016
Código do texto: T5500428
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.