História de hoje: JOGO DOS COMBINADOS.

Se eu falar atchim, você me diz saúde! Se eu falar obrigado, você responde: não há de quê!

Quero ver, quero ver:

Atchim! - saúde!

0brigado! - não há de quê!

Foi fácil, muito fácil! Veja bem: se eu beliscar você, você dirá ai! Mas se eu alisar, você dirá - já passou!

Atchim! - saúde.

Obrigado! - não há de quê!

(Beliscão) - ai!

(Aliaado) - já passou!

Agora melhorou! Veja: se eu mostrar o indicador depois de ter posto no nariz, você diz: Eca! E se eu o esconder, você dirá: não faça mais, é feio.

Agora sim, quero ver:

Atchim! - saúde.

Obrigado! - não há de quê!

(Beliscão) - ai!

(Alisado) - já passou!

(Dedo no nariz) - Eca!

(Dedo escondido) - não faça mais, é feio!

Mas, se eu (faz gesto) te dou beijo, você me retribui! Se eu (faz gesto) te abraçar, você dirá depois!

Vamos lá!

Atchim! - saúde.

Obrigado! - não há de quê.

(Beliscão) - ai!

(Alisado) - já passou!

(Dedo no nariz) - Eca!

(Dedo escondido) - não faça mais, é feio!

(Beijo) - (Beijo)

(Abraço) - depois!

Não, não foi apenas uma vez, várias e várias vezes, o menino amanheceu com a testinha doendo, o corpo quente e uma vontade de ficar na cama! Depois da insistência da mãe, ele levantou e (atchim)! - saúde. Obrigado! - não há de quê. Nesse momento a mãe percebeu que o filhinho estava dodói! Ela pôs a mão na testa, debaixo do sovaco e no pescoço! Viu que o dengoso estava quente, muito quente! A mãe para despertá-lo fez assim na bochecha (Beliscão!), o menino disse: ai! A mãe o alisou (faz gesto de alisar), já esqueci. O carinho da mãe era mais doce que qualquer outro remédio, melhor que qualquer injeção, mais gratificante que qualquer doutor zangado. O menino ficou de lado e (põe o dedo no nariz) - Eca! Ele esconde o dedo debaixo do lençol! É feio, não faça mais! E ele não aguentou, atchim! - saúde. Obrigado! - não há de quê. (Beliscao) - ai! (Alisado) - já esqueci!

A mãe pega o termômetro e põe debaixo do sovaco do menino, pega o estetoscópio e ausculta o coração! Carinhosamente ela dá um beijo (faz gesto)no filho (todos repetem o gesto), ele pediu abraço (faz gesto) e ela disse - depois!

A mãe trouxe um suco, bolacha e um chá, pediu que comesse tudo, nada poderia sobrar! Deu sopinha colorida: cenoura, chuchu e beterraba, tomate, pimentão e ele atchim! - saúde ...

O menino saiu da cama, a mãe se alegrou, ele foi escovar os dentes e depois se arrumou. Os dois passaram a sorrir, ele atchim...

Não há doença que resista a um gesto de afeto... mas o nariz, atchim...