10 ferramentas gratuitas para alunos se prepararem para prova e redação do Enem. Aplicativo no Facebook ajuda a estudar para o Enem.
MVMob - Minha Vida Mobile
É um projeto cultural e educativo que capacita estudantes e educadores para juntos produzirem conteúdos audiovisuais com celulares.
Estimula a criatividade na escola e propõe uma rede de aprendizagem interativa e intercâmbio cultural. Desenvolve várias atividades, como oficinas de vídeo, fotografia, áudio e produção de notícias com o uso do celular, concurso cultural, mostra itinerante pelas escolas, série educativa e jogos lúdicos.
Disponível em: http://www.mvmob.com.br/. Acesso em: 17 jun. 2015.
Telinha na Escola
Desde 2009 a iniciativa vem atuando em consonância com as políticas públicas de educação e cultura interagindo com mais de mil educadores em quase todos os estados do Brasil, com atividades regulares ou itinerantes, como o Circuito Telinha na Escola.
Disponível em: http://telinhanaescolarecife.blogspot.com.br/. Acesso em: 17 junho 2015.
Blog do Cefa
Professores gravam aulas e compartilham em um blog (linguagem mais próxima dos alunos).
Disponível em: http://cefaoriginal.blogspot.com.br/. Acesso em: 17 jun. 2015.
Dante em Foco São Paulo
A "Dante Em Foco" é uma oficina de produção multimídia do Colégio Dante Alighieri que tem a proposta de usar tecnologia e as redes sociais para produzir e divulgar conteúdo, além de promover ações que beneficiem a comunidade escolar. Nela, os alunos passam por experiências como repórteres, fazem entrevistas e produzem material para divulgação dos diversos eventos do colégio. Além disso, os alunos são preparados para atuar em todas as áreas da mídia, desde texto, passando por rádio e televisão, até a edição do material produzido por eles mesmos. A "Dante Em Foco" alia conteúdo à prática.
Disponível em: http://dante.foco.blogdante.com.br/. Acesso em: 17 jun. 2015.
iPad na sala de aula
Com a chegada do iPad no Brasil, no final de 2010, surgiram iniciativas de empresas de médio porte e grandes corporações para a utilização dessa nova tecnologia apresentada pela Apple.
No segmento educacional, abre-se um leque de possibilidades. Nosso foco é o uso do iPad como instrumento de transformação dos tradicionais materiais didáticos em conteúdo multimídia interativo, buscando a inovação das práticas escolares, tanto no aspecto tecnológico como no curricular.
Disponível em: http://www.ipadnasaladeaula.com.br/home/. Acesso em: 17 jun. 2015.
http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Frame/Component/CoursePlayer?enrollmentid=1103080
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15 aplicativos para quem quer aprender mais.
Disponível em: http://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2014/05/26/1097406/15-aplicativos-quer-aprender.html. Acesso em: 15 jun. 2015.
10 ferramentas gratuitas para alunos se prepararem para prova e redação do Enem.
Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-05-29/10-ferramentas-gratuitas-para-alunos-se-prepararem-para-prova-e-redacao-do-enem.html. Acesso em: 15 jun. 2015.
16 apps para fazer da leitura um hábito.
Disponível em: http://www.dualpixel.com.br/labs/16-apps-para-fazer-da-leitura-um-habito. Acesso em: 15 jun. 2015.
Disponível em: http://porvir.org/porcriar/aplicativo-facebook-ajuda-estudar-para-enem/20140506. Acesso em: 15 jun. 2015.
50 canais do YouTube para aprender sobre qualquer assunto.
Disponível em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/05/05/1095889/50-canais-youtube-aprender-sobre-qualquer-assunto.html.
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FUNDAÇÃO TELEFÔNICA; OEI – ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS IBERO-AMERICANOS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. A integração das TIC na escola: Indicadores qualitativos e metodologia de pesquisa.
A publicação apresenta orientações para gestores públicos monitorarem e avaliarem a integração das TIC nas escolas por meio de um conjunto de indicadores que podem subsidiá-los em suas ações.
Disponível em: http://oei.org.br/pdf/Integracao_TIC.pdf. Acesso em: 17 jun. 2015.
UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel.
Material sobre a aprendizagem móvel, incluindo orientações sobre aplicabilidades de aparelhos celulares na educação. O material é gratuito. O primeiro, que trata das políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel, fornece um roteiro e uma exposição de motivos para formuladores de políticas e outras pessoas que buscam transformar os aparelhos móveis, cada vez mais presentes em todos os lugares, em ferramentas da educação. Essas diretrizes descrevem os benefícios específicos da aprendizagem móvel e articulam estratégias para desenvolver ambientes de políticas que permitam a esses benefícios criar raízes e crescer. As tecnologias móveis alteraram fundamentalmente a forma de vida das pessoas. Com decisões políticas sólidas, elas também poderão melhorar o modo como as pessoas aprendem.
Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf. Acesso em: 15 jun. 2015.
UNESCO. O futuro da aprendizagem móvel. Um guia para planejadores e gestores de políticas.
Finalmente, o relatório apresenta os desafios a serem enfrentados nos próximos 15 anos para que as conquistas de educadores e pesquisadores em aprendizagem móvel sirvam de base para aumentar a qualidade da educação e assegurar oportunidades sustentáveis de aprendizagem para todos.
Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002280/228074POR.pdf. Acesso em: 15 jun. 2015.
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