Peça Teatral - Direitos e Deveres no Trânsito

Texto de Lais Lima Sobreira

ENTRAM EM CENA DOIS PERSONAGENS – LUIZINHO E DEODÉSIO. LUIZINHO ESTÁ “DE CARRO” ENQUANTO DEODÉSIO ESTÁ “DE MOTO (que pode ser representada pelo ator ao utilizar um capacete).” O PRIMEIRO ENTRA EM CENA AO SOM DE UMA MÚSICA BARULHENTA. ELE RECLAMA DE TUDO E DE TODOS. O “CARRO” PODE SER SIMBOLIZADO POR GESTOS COMO A MÃO NO VOLANTE, ETC. DEODÉSIO VEM SE APROXIMANDO ENQUANTO LUIZINHO, COM RAIVA, “TRANCA” A MOTO DE DEODÉSIO. A MOTO DE DEODÉSIO CAI E QUASE ATROPELA LILI, QUE VINHA CAMINHANDO COM SUA FILHA DORINHA:

• Deodésio: (cai no chão) Ai !!!! Ai!!! Ai!!!!

• Luizinho: (com muita raiva) Está cego?!!! Você arranhou o meu carro!

• Deodésio: Eu me machuquei e você só está preocupado com seu carro !!!??

• Luizinho: Ora essa! E você queria que eu me preocupasse com quem? Com você?!

• Lili: Sua imprudência quase causou uma tragédia pior !!! Ao cair, o motoqueiro quase atropelou a mim e a minha filha!

• Luizinho: (para Deodésio) Você não percebe que está errado?

• Lili: precisamos de paz no trânsito e sua atitude não foi legal!

• Dorinha: O senhor se esqueceu de que TODOS somos pedestres, inclusive o senhor?!!

LUIZINHO PERCEBE A BESTEIRA QUE FEZ E MUDA O JEITO DE PENSAR:

• Luizinho: Ah, pessoal! Como eu fui um tolo! Desculpem-me por tudo!!! (vai ajudar Luizinho) Venha! Você precisa ir ao médico... A queda machucou o seu pé! E a senhora (para Lili) Peço mil desculpas por tudo, mesmo! A senhora se machucou? E sua filhinha? ( triste) ai meu Deus, como eu fui um bocó!!!! Eu, louco para chegar em casa, nem prestei atenção na loucura que estava fazendo!!!

• Lili: (acalma Deodésio)Não se preocupe. Minha filha e eu estamos bem... E que bom que o senhor mudou! O trânsito é um lugar de todos! E a paz precisa reinar!

• Dorinha: (para todos da plateia) Viva a paz no Trânsito! Trânsito seguro é ter amor à vida!!!

• Todos: Viva!!!

Palmas. Agradecimento à plateia.

FIM