O Macaco e a Raposa

Certo dia um Macaco estava passeando pela mata quando se deparou com um pé de figos, e ao olhar bem de perto pode ver um único e e enorme figo maduro na ponta de um dos galhos mais alto.

Então o Macaco pensou:

_È fácil; eu só preciso subir e colher!

Quando estava se preparando para subir, ouviu uma voz que vinha do outro lado da arvore, e quando deu a volta viu uma raposa sentada que lhe perguntou:

_O que pensa que esta fazendo?

_ Vou colher aquele figo! –Disse o Macaco todo empolgado.

_ Mas acontece que esse figo é meu. –Disse a raposa.

O Macaco ficou pensativo e perguntou:

_Como, se eu acabei de achá-lo?

_ Simples, como eu não consigo subir em arvore, fico aqui em baixo espantando os passarinhos e esperando a hora que ele cair de maduro, então eu vou comê-lo!

O Macaco ficou muito chateado e disse :

_ Isso não conta, eu tenho habilidades de subir em arvores, por isso eu tenho o direito de comer este único e delicioso figo!

A Raposa não querendo ficar para traz disse:

_ Mas eu sou mais inteligente, estou aqui a mais tempo, e tenho paciência de esperar o momento certo.

Enquanto eles discutiam para saber quem tinha mais direito sobre o figo, ou quem era mais esperto , um passarinho pousou no galho e devorou todo o figo, deixando a Raposa e o Macaco com fome.

Moral da história: Nunca coloque suas qualidades acima de nenhuma outra pessoa, pois lembre-se que duas mentes juntas trabalham melhor que uma.

Se a Raposa tivesse deixado o Macaco colher o figo e repartido com ele, ambos teriam ficado satisfeitos, mas a desconfiança e a ignorância foi maior, deixando a oportunidade passar.

Fim