Eu sou negro

Meu neto de 6 anos estava assistindo TV e foi chorando até sua mãe.

Ela perguntou o que houve e ele disse que ele estava chorando porque ele é negro. Na TV passou um programa discutindo sobre racismo e ele viu. Minha filha tentou explicar para ele sobre o assunto e depois comentou comigo. Chamei ele para conversar.

Perguntei a ele:

Quando você se machuca e sai sangue, de que cor é? - (meu neto é bem moreno)

Ele: Vermelho

Eu: E sua mãe? qual a cor do sangue dela? - (ela é bem branca)

Ele: Vermelho

Eu: E seu pai? O sangue dele é de cor diferente? - (o pai dele é negro)

Ele: Não, é vermelho...

Eu: Então... Não é porque uns são branquelos feito sua mãe, morenos como eu e você ou negros como seu pai que muda por dentro. Lá dentro, todo mundo tem sangue vermelho, coração, estômago, etc. Por dentro somos todos iguais e por fora seria muito chato se todo homem tivesse a mesma cara e cor e as mulheres também fossem todas com a mesma cara e cor. Como você ia saber quem era tua mãe se eu e ela tivesse o mesmo rosto e a mesma cor, né? Não de ouvidos pra essa gente que fala de negro ou branco. Gente que se importa com cor é burro e ponto final.

Daí, ele ficou feliz e foi brincar...

***

05/06/2015

*Cuidado com nossas crianças. Elas ouvem muito bem e entendem tudo. Não permita que a imbecilidade de uns poucos machuque o coração dos nossos pequenos.

Márcia Magal
Enviado por Márcia Magal em 05/06/2015
Código do texto: T5267668
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.