O QUINTO MANDAMENTO: ou quarto mandamento no catecismo católico: honrar os pais como boas estadas e boas pedras na barraca da vida familiar contra os ventos do mundo...

O ARTIGO ESTÁ DEPOIS DESTES ALFABETOS:

Veja o alfabeto hebraico em:

http://dosenhor.com/?strong=h3513

Alef

א

Bet

ב

Gimel

ג

Dalet

ד

He

ה

Vav

ו

Zain

ז

Het

ח

Tet

ט

Iod

י

Kaf

כ/ך

Lamed

ל

Mem

מ/ם

Nun

נ/ן

Sameq

ס

Ain

ע

Pe

פ/ף

Tsade

צ/ץ

Qoph

ק

Resh

ר

Shin

ש

Tav

ת

______________________

Alfa

ΑαBeta

ΒβGama

ΓγDelta

ΔδÉpsilon

ΕεZeta

ΖζEtá

ΗηTeta

ΘθIota

ΙιCapa

ΚκLambda

ΛλMiu

ΜμNu

ΝνKsi

ΞξÓmicron

ΟοPi

ΠπRô

ΡρSigma

ΣσςTau

ΤτUpsilon

ΥυFi

ΦφChi

ΧχPsi

ΨψÔmega

Ωω

________________________________________

O QUE PERDEMOS NA TRADUÇÃO?

“Honra a teu pai e a tua mãe” (Êxodo 20:12). O verbo "honra" significa respeitar ou estimar uma pessoa. É um sentimento bonito, mas não significa muito concretamente. Ter respeito pelos seus pais pode ser apenas ter uma boa opinião sobre eles. Uma pessoa poderia facilmente "honrar" os seus pais com o coração, sem fazer muito para demonstrar isso. Para complicar, Levítico 19:3 nos diz para "temer" os nossos pais. É um mandamento diferente? Por sorte, o original em Hebraico nos ajuda a esclarecer o significado de "honra":

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra (Efésios 6:1-3).

Deus valoriza valoriza tanto o honrar aos pais que incluiu este princípio nos 10 mandamentos (Êxodo 20:12) e novamente no Novo Testamento.

Deuteronômio 5:16

“Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias [promessa 1] e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus [promessa 2].”

http://guiame.com.br/colunistas/joel-engel/honre-o-seu-pai.html#.VUQIxPlViko

_____________________________________

Quando lemos a Bíblia no idioma original, podemos entender melhor o significado verdadeiro do texto, além de acessar novos níveis de interpretação. Isso também acontece com os Dez Mandamento.

Jonathan Lipnick,

Diretor do Depto. de Estudos da Terra Santa., eTeacherBiblical

________________

Por sorte, o original em Hebraico nos ajuda a esclarecer o significado de "honra": Kabed (em hebraico:

כבד , כבד / כָּבַד , כָּבֵד

kabad, kabed

verbo: pesar, ou seja, um mau sentido (pesado, grave, sem brilho) ou no bom sentido (numeroso, rico, honrado

causativamente, fazer peso (nos mesmos dois sentidos)

[uma raiz primitiva].).

___________________

A palavra hebraica para "honra" é kabed. Este verbo é derivado da raiz K-B-D, que significa "pesado, importante". Então a tradução literária deste mandamento é: "Dê peso a teu pai e a tua mãe". Mas o que isso significa?

“HONRA O TEU PAI E A TUA MÃE”

Imagine uma barraca em uma praia com muito vento. As estacas da barraca não podem segurar a barraca com firmeza na areia e a barraca pode voar facilmente. A solução? É necessário amarrar a barraca em pedras pesadas. Mas estas pedras são pesadas e devem ser trazidas de longe. Honrar os seus pais significa aceitar as responsabilidades da família, trazendo ativamente pedras pesadas à barraca familiar. Quando somos crianças, isso significa obedecer os desejos dos nossos pais sem desobediência. Quando somos adolescentes, isso significa ter mais iniciativa, aceitar mais responsabilidades, começar a ser independente. E quando somos adultos, isso significa devolver a boa vontade e cuidar ativamente dos nossos pais. Em cada estágio de nossas vidas, temos a obrigação de "adicionar peso" na barraca familiar, executando atos "pesados" que honram os nossos pais e em consequência, nós mesmos.

http://lp.eteacherbiblical.com/lp_biblical_lipnick_insight_commandments-pt.html?cid=22094&adgroupid=-1&utm_source=the_hebrew_word&utm_medium=email_marketing&utm_campaign=bib_pt_eml_hw_commandments_2015-04-21_%2322094&fname=JOAO%20BOSCO&lname=Joao%20Bosco&
Enviado por J B Pereira em 01/05/2015
Reeditado em 01/05/2015
Código do texto: T5227325
Classificação de conteúdo: seguro