AZULADA, A ARARINHA AZUL // INFANTIL

Azulada, A Ararinha Azul

As priminhas Alice, Julinha , Maria Vitória e Louise estavam passando as férias no sítio . Logo depois do café da manhã, elas foram pegar jabuticabas para o vovô.

A jabuticabeira estava carregadinha . Isto é, o tronco da árvore é que estava cheio das bolinhas pretinhas e bem doces. As meninas encheram as cestinhas bem depressa. Depois, sentaram na graminha, aproveitando a doçura das frutas. E ficaram olhando os passarinhos que vinham matar a fome ali. Com muita algazarra. Para eles , ter frutas docinhas era uma alegria !

O engraçado é que as pequeninas tinham olhos pretinhos e brilhantes como as jabuticabas. E isso as deixava mais bonitinhas ainda !

De repente, elas viram o que parecia um passarinho maior e bem colorido mais adiante no chão. Foram lá. Elas não sabiam, mas era um filhote de arara azul . Tinha as asas azuis e em volta dos olhos era amarelo (duas das cores da Bandeira do Brasil). E estava no chão porque estava com a asa quebrada. Com muito cuidado, as meninas conseguiram levar a ararinha para as mamães . O tratamento demorou alguns dias e ela ficou ótima. Recebeu o nome de AZULADA

Mas aí, as garotas já gostavam tanto da Azulada, que queriam ficar com ela; não queriam soltá-la na Natureza. As mamães explicaram que os passarinhos não podem nem devem ficar presos em gaiolas ou viveiros. Tem gente que pega no mato e vende. E aí as aves ficam presas até a morte. Isso é muito triste ! Devemos deixar que vivam em liberdade. Assim é que são felizes..

Com muita pena, um dia , todos se reuniram para que vissem a bichinha sair voando. E aí ela voou lá para os lados da matinha. E todos gritaram:

Vá, Azulada! Vá procurar seu bando ! Vá ser feliz com os seus amiguinhos !

***************************

Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 16/04/2015
Reeditado em 17/04/2015
Código do texto: T5209477
Classificação de conteúdo: seguro