Deus quis nascer na periferia do império romano, hoje nasce em todo lugar e na favela ou nas mansões se houver um bom coração capaz de partilhar e perdoar como Jesus fez.

Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.

João 13:1

Deus quis nascer na periferia do império romano, hoje nasce em todo lugar e na favela ou nas mansões se houver um bom coração capaz de partilhar e perdoar como Jesus fez.

Na favela, não há só pessoas difíceis, há gente boa.

Até dos lixões nascem lindas flores.

A semente de Deus é levada pelo vento a todo lugar.

Contam os encaminhadores do processo de São Camilo Lelis, que trabalhava no hospital incansavelmente. Um dia, foi surpreendido por um irmão religioso que viu uma ferida em sua perna. Camilo fez o curativo e saiu para ir ver os doentes. Isso deixou o colega um tanto desconsertado porque justificava sua ausência do hospital por quaisquer motivos.

O processo para a causa dos santos confirmou a cura de vários doentes pobres e ricos com a presença e a mão de Camilo a cuidar de todos. E dizia:

- Em cada doente, amando-os até o final, lavo as feridas do meu Salvador.

E você o que tem feito para ajudar a cuidar das dores do mundo e que estão bem perto de você.

Tenha confiança em Jesus, nosso Redentor e amigo fiel, para merecer o encontro definitivo com Ele enquanto Jesus está aqui nas aparências dos irmãos - todos, sem exceção - pobres e ricos. Os pobres por nada terem ou quase nada possuírem; os ricos por serem humanos e terem bens - às vezes se apegam a isso tudo... Mas, um rico convertido, pode fazer novos amigos e se salvar. Jesus não nos proibiu fazer o bem a ricos, mesmo que dificilmente alguns cheguem ao céu. Por quê? Não há quem lhes dê o testemunho certo e na hora certa de que o Reino de Jesus foi também destinado a eles. Pois, o Senhor Jesus por todos morreu e a todos amou. São Camilo nos ajude a amar. bem pensar e bem desejar a todos. Em todos, vemos o Senhor. Jesus converteu os ricos de seu tempo quando estes se aproximavam dele ou, de longe, ouviam-No.

Levi Mateus ouviu, aproximou, sentiu o valor do Rabone Jesus e mudou de vida. Escreveu sobre Jesus em seu Evangelho, foi apóstolo também. Morreu por Jesus! Mateus deixou o telônio ou a escrivaninha de impostos de sua casa - deixou sua economia pessoal para um tesouro maior - Jesus: O Messias do povo de Israel o chamou assim que o viu. Mateus escolheu a melhor parte: a economia e a contabilidade da salvação e do Reino de Deus.

Jesus fitou o jovem rico e o amou de verdade, embora o jovenzinho não o conseguiu seguir. Ficou por aí como um bom discípulo, pronto a acolher Jesus quando Jesus passasse. O Jovem admirava Jesus e seguia os mandamentos e será apegado aos seus bens. Creio que Jesus tocou de perto o coração dele e para sempre.

Nicodemos e Arimateia admiravam Jesus, mesmo sendo sacerdotes e pessoas de alto nível do judaísmo. A todos, Jesus tinha uma palavra afinada e capaz de tocar o coração, responder aos ditames da alma e confirmar valores da inteligência.

Jesus já tocou o coração de tantos intelectuais, OS CONVERTIDOS DO SÉCULO XX (do Frei F. Lelotte, S. J., Editora Agir, 1966, 2ª edição), como: Edith Stein (Santa Teresa - mártir e religiosa no momento nazista), Alexis Carrel (médico convertido em Lourdes), C. H. Foucaud, G. Von Le fort, F. Psichari, Ève Lavallière, Paul Claudel, Evelyn Waugh, G. K. Chesterton, J. rivière, Maurice Baring, Thomas Merton (escritor famoso), Gabriel Marcel (existencialista, filósofo, músico), Charles Péguy e Henri Bergson (psicólogo moderno).

Nos últimos dias, muitos como Augusto Cury, antes ateu ou cético, foi tocado por Jesus. Ele escreveu: O MESTRE DOS MESTRES - Jesus o maior EDUCADOR DA HISTÓRIA. Adquira o seu exemplar e leia - é lindo demais.

Ele responde a um outro lado -mais alegre da IMITAÇÃO DE JESUS. Outro livro excelente para você ler ao lado da Bíblia e os santos de cada dia.

REFLEXÃO:

Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.

Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

João 13:12-17

J B Pereira e J B Pereira e Carla Souza

Enviado por J B Pereira em 02/04/2015

Código do texto: T5192877

Classificação

J B Pereira e J B Pereira e Carla Souza
Enviado por J B Pereira em 02/04/2015
Reeditado em 24/04/2015
Código do texto: T5192877
Classificação de conteúdo: seguro