A FAMÍLIA DOS GIRASSOIS
Mamãe e papai Girassol, com seu porte garboso e altaneiro, sempre com a face virada para o Sol, enfrentam um pequeno problema:
Os Girassóisinhos - seus filhinhos - resolveram mudar de hábito, e eis que nenhum deles queria continuar olhando para o Sol. Os três girassóis-crianças combinaram entre si: - cada um iria olhar para um lado diferente, para ver se a vida adquiria um sabor melhor.
Foi então, que a sombra desceu sobre a pequena família de Girassóis.
O Girassol mais velho, queria porque queria olhar somente para o chão.
O Girassol do meio, encantou-se com as águas próximas de um riacho murmurante.
E o terceiro Girassolzinho, virou de costas para o Sol, numa determinação de rebeldia sem par.
Então, aconteceu que os três pequenos Girassoizinhos, sem o calor direto do Sol, começaram a definhar e a chorar de tristeza.
Mamãe Girassol olhou para os filhinhos e, muito aflita, suplicou:
- Meus queridos filhos, por tradição de todas as eras, nós, os Girassóis, procuramos a luz do Sol, que nos sustenta e nos concede a beleza e a força que temos. Não resistimos muito tempo, como família, se quisermos nos dividir e olhar cada um para um lugar diferente. Olhem para mim, escutem: O Sol é a energia do nosso Amor, sem ele fenecemos uns sem os outros, junto à tristeza de uma escuridão infinita.
Papai Girassol, tentou abraçar seus meninos, mas uma gota de orvalho caiu, como se fosse uma pequena lágrima de dor.
Foi então, que o milagre aconteceu.
Os três Girassoizinhos endireitaram-se, garbosamente, e procuraram pela luz do Sol, para não morrer solitários.
No mesmo momento, a família Girassol recebeu uma intensa carga de energia, que iluminou a beleza sincronizada, e fortaleceu a raiz, o caule e a flor, com a seiva brotada do mesmo Sol que,há milhares de anos, alimenta e conserva em paz todas as gerações dos Girassóis.
Desde então, a paz voltou para o jardim dos Girassóis.
Saleti Hartmann
Cândido Godói-RS