Primas gostosas...

As forças ocultas já nos haviam liberado do Jânio, mas ainda faltava um bom tempo e muita reza - e ainda mais coisoculta - para chegar a libertadora de 64. E íamos de Jango, entretempo.

Na cena doméstica, entretanto, é que eu havia cometido algo revolucionário: saltara do quarto ano primário para a primeira série do ginasial, num mero fim-de-ano. Era cousa rara naqueles dias, e talvez me coubesse até alguma reivindicação de pioneirismo. Ainda que a idéia inicial, detonadora daquele processo, fosse de mana Latoya, diligente ginasiana já, que antolhara aquela janela de oportunidade para o irmão cadete.

E ainda me deu a mão e um bom empurrão o papai que não só me matriculou naquele curso noturno de admissão que se dava no ginásio em fim-de-ano, como ainda me prometeu um par de calças compridas, se eu vencesse aquela desafiadora etapa.

Liberto das amarras do quarto primário, com um insosso sete, afoito, lancei-me naquele finzim de novembro à nova aventura vespertina, sobraçando livros mais massudos, ainda que deles destoassem minhas calças curtas, que no entanto, realçavam - ou me impeliam a continuar na mesmice da meninice. Falhei, e disse.

E vieram as provas, fi-las, e passei num retumbante sétimo lugar. Também com sete, mas adicionado dum 0,92, e quase um oito abiscoito.

E nos meses ou anos a seguir, os meus pais não se cansavam de contar aquela proeza para amigos, parentes e mais que se aproximassem. Uma vitória, num mês e vinte dias de estudos, e virara ginasiano. As calças compridas estavam lá pra me conferir aquela dignidade da hora.

E não foi que, chegados uns parentes das Dores do Indaiá, umas primas gostosas de dá o que falá, e conversa vai, conversa vem, o assunto à baila sobrevém. Menos de dois meses de admissão, e ei-lo ginasiano, o pimpão, me apresentavam assim então.

Ao que as primas rebateram, apresentando o caçulinha que com elas viera passar uns dias de férias: cabelos vermelhinhos, pele enferrujadinha, um fiapo de menino, o Jarbinha, e não é que o trainha, havia também feito semelhante percurso primário-ginasial, só que seu curso de admissão, folia das folias, se fizera em oito dias?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 23/02/2015
Reeditado em 06/11/2023
Código do texto: T5146964
Classificação de conteúdo: seguro