poema “Querubim” (p. 21), de Rosana Murray

POETICAMENTE, o poema abaixo nos convida a contemplar os olhos com a criança interior viva dentro de cada um na possibilidade de que o bem está ao nosso alcance e a fonte dele é o amor como atitude edificante, saudável e ética. Em todo lugar, pode-se fazer o bem e não há fronteira, etnia, cultura, religião, região, poder, estéticas... que nos possa vivenciar o sentido libertador do bem e do amor que nos humanizam: aproximam-nos do outro e do Totalmente outro que se fez um de nós: Deus. O bem nos faz transcender a nós mesmos, nos humaniza, nos divina, nos querubiniza (suas asas é a bondade, o perdão, a recepção respeitosa e sem preconceito...). Um mundo melhor começa quando amamos, sonhamos com o bem: pense bem, fale bem, deseje o bem a todos e a cada um(a). Querubim é a metáfora para nos dizer que o belo, o bem, o verdadeiro, nos aproximam do projeto de nossa amorização.

J B Pereira - comentário espontâneo.

___________________

POESIA E INFÂNCIA, de Sônia Maria dos Santos Menezes.

http://www.roseanamurray.com/opiniao15.asp

Resumo: Esse trabalho tem por objetivo destacar a importância da vivência poética para a criança, bem como a importância da leitura de poemas na escola. No panorama da poesia infantil no Brasil destaca-se a produção poética de Roseana Murray, poetisa contemporânea com vários livros de poesia para crianças.

Palavras chave: poesia; infância; imaginário.

__________________________

QUERUBIM

Hoje um anjo pousou

em meus olhos:

eu caminhava,

e de repente,

tudo ficou

tão leve e alado,

havia em todos,

nas ruas e nas casas,

um desejo de querer bem,

de repartir o pão,

de inventar jardins

e gestos delicados.

Todos amavam todos

numa ciranda infinita,

que dava a volta no mundo

fazendo um anel de luz.

____________________

http://www.significados.com.br/querubim/

O que é Querubim?

É um anjo considerado como mensageiro de Deus e símbolo da justiça divina. De acordo com a ordem angelical, os querubins integram a primeira hierarquia, classificados logo abaixo dos serafins.

http://www.roseanamurray.com/opiniao15.asp
Enviado por J B Pereira em 05/12/2014
Reeditado em 05/12/2014
Código do texto: T5060074
Classificação de conteúdo: seguro