A Lenda da Pisadeira

Quando eu era menino, vivia numa fazenda de café, no interior do estado de São Paulo. Lembro-me muito bem quando, certa vez, um amiguinho meu da fazenda me contou que o irmãozinho dele quase morreu na noite anterior, porque a Pisadeira veio dar um castigo nele. Naquela época, nos era contado que a Pisadeira tanto pode vir quando alguém vai dormir de barriga cheia, como quando alguém faz alguma coisa errada e não se arrepende ou ainda guarda isso em segredo. A Pisadeira sabe de tudo e é terrível: ela provoca pesadelos horrorosos. Eu mesmo, o tio Babá, quando era criança passei o sufoco de uma Pisadeira. Ela pisa com um dos pés no nosso estômago e o outro na nossa garganta. Então ficamos paralisados e com falta de ar: quase não podemos respirar, nem podemos chamar por socorro; pois nossa voz não sai; uma loucura! E ainda é mais difícil porque, quando ela nos ataca, nós ficamos conscientes (porque ficamos acordados durante essa manifestação); porém não conseguimos fazer nada para sair da situação, ficamos paralisados! Acho que todas as crianças têm medo dela. Felizmente eu, o Tio Babá, fiquei velho e a Pisadeira tem medo de pessoas velhas! Parece incrível, mas eu nunca ouvi falar que ela houvesse atacado um velho; ela só ataca crianças!

O que é a Pisadeira?

A Pisadeira é uma velha horrorosa que usa chinelos rasgados pelas unhas compridas dos pés. Ela vive vestida de farrapos, sempre na cor escura (azul escuro ou preto). Segundo me foi contado quando eu era criança, ela passa a maior parte do tempo nos telhados das casas. Ela aproveita para ouvir e espreitar as crianças que comem só guloseimas, que não obedecem às mães, que jogam futebol dentro de casa, que não gostam de estudar, que não gostam de tomar banho, que não cuidam do seu quarto, que largam roupas espalhadas pela casa, que não respeitam os mais velhos e outras coisas erradas; são essas crianças que ela, depois de escolher as suas vítimas, vem castigar.

Tio Babá
Enviado por Tio Babá em 17/11/2014
Reeditado em 30/12/2014
Código do texto: T5038718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.