SOMOS DOM BOSCO QUE CAMINHA COM A IGREJA NA ALEGRIA DA SANTIDADE, COM MARIA AUXILIADORA... E OS SANTOS...

"JESUS OLHOU PARA ELE E O AMOU..." (SÃO Marcos 10,21)

Dom Bosco lembra-nos dos santos que devem ser alegres em sua comunidade salesiana. Salesiana é o adjetivo que vem de nome próprio: São Francisco de Sales. Daí. Salesianos. O santo de Turim projeta um futuro de desafios e alegrias vindas de quem segue os caminhos evangélicos. Dom Bosco ainda afirmava interessantes conselhos: "uma casa é triste com triste santo. Para fora a triste de minha casa. Um santo triste é um triste santo. Maria, Virgem Auxiliadora, tudo fez para nos aproximar de Jesus. Basta que sejais jovens para que eu vos ame. Quero vos ver no paraíso." E desse jeito de agir, amar, orar, pensar, nasceram muitos e muitos santos e santas: Domingos Sávio, Maria Mazarrelo (veja a vida deles no Youtube e na Rede Aparecida). Há santos em processo de canonização: Miguel Rua, Laura Vicuña, etc. (em processo de canonização), Quando os salesianos vieram da Argentina, chegaram em Niterói. A casa estava fechada e não tinham a chave. Então, entraram pelos fundos. Em pouco tempo, com seu sorriso e as rapaduras, oficinas foram montadas e atraíram a garota pobre, tão necessitada de profissionalização como os guris italianos. O carisma de Dom Bosco ainda faz a diferença em muitos países na educação e no mercado de trabalho de jovens e de adolescentes carentes e pobres. Monsenhor Jonas Abib tem coração salesiano e foi capaz de fundar a Canção Nova, cujos pilares retomam a formação alegre e responsável orientada pela Educação Preventiva de Dom Bosco. Mons. Jonas Abib aprendeu bem esses valores durante sua vivência como salesiano. Também conheci o Geraldo Tito Sandin, que reside em Uberaba. Este assumiu evangelizar garotos com o futebol, dentro do modelo salesiano. Agora, idoso, os garotos de outrora se tornaram homens de família, cristãos sérios e alegres, responsáveis empresários, fieis à Igreja, servidores do bem na sociedade. Pelo lazer, esporte, arte, música, teatro, a evangelização dos salesianos se destaca como um primor aos serviços da família e da Igreja. A catequese se mobiliza no coração juvenil a amar a Jesus, a Igreja e à Virgem Auxiliadora dos Cristãos, devoções básicas e santas que aprendemos desde garotos. Com Dom Bosco, caminhamos na fé e na alegria de viver e compartilhar as conquistas à luz do evangelho e para o bem da Igreja: tudo para a Glória de Deus por meio de Maria Auxilio dos cristãos e cristãs alegres, a caminho da santidade.

REFLEXÃO:

“Onde está teu coração aí está teu tesouro” (São Mateus 6, 21)

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 01/11/2014
Código do texto: T5019331
Classificação de conteúdo: seguro