Fantasia verdadeira

Todo mundo teve sua infância, eu sei, mas com decelei, celei, passei, ao menos nos sonhos de cantiga de roda, a gente sentia estar perto do rei. E não era o da jovem guarda, pois ele provavelmente ainda refinava sua voz em algum coro de Cachoeiro.

E tampouco era o do futebol, que não terá tido tempo de dar bola pra cantiga de rua, tão prematura que foi sua ascensão aos templos do mais apaixonante esporte do mundo. Menos para os americanos, claro.

Decelei era uma brincadeira, com cantoria, de que os meninos já de uma certa idade não mais se envolviam, metidos que estavam em fases mais avançadas de sua irriquieta puberdade. E já achavam aquela brincadeira meio maricas.

Mas os menores, que ganhavam licença impoética para entrarem na liça se se comportassem, fascinavam-se com a chance de se mesclar com as meninas, dar-lhes as mãos, formarem arcos que se interpenetravam e reviraram rua afora, numa evolução digna de um carnaval sem limites à imaginação.

E às vezes, de raspão, em meio à confusão, algum bom encontrão, não fazia mal não. Tudo era levado em brincadeira, só a fantasia era verdadeira. Até que os pais anunciassem o toque de recolher, chamando a meninada para o berço, que requeria ao menos lavar dentes e pés, ou o terço, que exigia fé.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 29/10/2014
Código do texto: T5016000
Classificação de conteúdo: seguro