Duas Faces

Aconteceu assim: o circo se fora e o rapaz que vendia cocadas não o acompanhou, ficando por aqui mesmo. O incessante vaivém cansara-lhe o espírito e o gosto, preferindo, portanto, mudar de arte.

Conhecedor de velhas manhas e estripulias para envolver a criançada, esboroou a cara de tinta e foi à praia vender marionetes.

Dentro de umas calçolas para lá de frouxas, uma camisa tamanho gigante com estampas multicores, pisou na areia com sapatos de bico de tamanduá.

O tamanho diminuto da peruca castanho-dourada, denunciava-lhe o grande nariz, a boca de lábios grossos apregoava largamente:

- Olha o bonequinho Pepo para meninos e meninas; chora que o papaizinho compra!

Acorreram-lhe ao encontro os alvos de sua atenção. De repente um bando de crianças acompanhou-lhe os passos desengonçados, ele enfileirando-se por entre as barracas, o apito estridente e o calor do sol esquentando o juízo dos adultos.

- Se chorar, o papaizinho compra! Olha o bonequinho Pepo!, e infiltrava-se na aldeia de toldos à beira do mar.

De certa forma impressionavam os bonecos, e suas gaiatices eram tão espetaculares, que a produção ia ligeiramente se esgotando.

Já perto do rio, um menino que brincava construindo castelos despistou rapidamente a atenção da mãe e seguiu os passos do cômico vendedor.

- Ei, moço dá um pra mim! Minha mãe tem dinheiro.

A esta altura, mar e rio chocavam-se, o barulho das ondas quebrando fortemente nos pilares da ponte, o espalhafatoso ambulante sacudiu:

- Vá passando as pratinhas pro titio!

A mãe do menino tentava acompanhar o ritmo, já que dera pela falta do filho.

Em sua diligência, descuidou-se da bolsa que continha cédulas e uns gatunos de praia levaram-na sem pestanejar.

- Cadê as pratinhas do titio?

Quando a mãe ia alcançá-los, tragando o ar com dificuldades, o vendedor de marionetes já tinha dado a volta e vira o momento em que os fugitivos levavam os pertences dela.

Aprendera a trabalhar as emoções no mundo do circo, aquele vendedor. Decidiu partilhar a feira com aquela mãe, na dúvida se ria ou chorava.

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 28/10/2014
Código do texto: T5014210
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.