EDUCADOR E PROFESSOR: TERMOS E OUSADIA NO APRENDER E ENSINAR...

"Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos" (Mateus 23,8).

Hoje é o dia de professar a certeza de que aprendemos com os outros. Professor vem de professar - aquele que professa o que acredita e acredita no bem da humidade.

Pró + fé - ser = professor/profissão: não há professor sem fé no ser de si e dos outros, que nos remetem ao Totalmente Outro - Deus. Deus é um outro não estranho que nos conhece e sustém nosso ser, pois vimos Dele e para Ele voltaremos um Dia.

Educador: "ex" + "ducere", significa aquele que se revela no que faz de Bem, Belo e Verdadeiro.

Educação é a ação ou atividade cuja propriedade consiste em manifestar o que temos por dentro: potencialidades, competências, dom, talentos...

O professor deve ser uma pessoa apaixonada pela vida, por gente, pela natureza, pelo saber. Diante da vida, somos todos aprendentes e ensinantes. A dimensão educativa está presente na vida social e eclesial, econômica política. No palco da vida, somos todos professores como pais, pastores, educadores, tantos profissionais.

E é bom que se diga: todos tivemos um(a) professor(a) que nos encantou com sua palavra, exemplo, conhecimento, beleza, simpatia, humildade, bondade, justiça, alegria, firmeza, prudência, dentre tantos atributos e virtudes.

A gente é professor quando pessoas como vocês têm um olhar diferenciado. Gerando estruturas úteis e éticas, possibilitam os educadores a exercerem suas tarefas e ampliar sua dedicação, aprofundar os serviços a favor dos que sofrem e desejam superar seus limites e traumas na educação formal por métodos e condições criativas de acolher e ensinar.

Agradeço as palavras de sincera visão sobre o valor axiológico (=ético e moral) e gnosiológico (saberes e conhecimentos) professor como ensinante e aprendente.

Um educador a mais por fazer mais e melhor!

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 15/10/2014
Reeditado em 15/10/2014
Código do texto: T4999790
Classificação de conteúdo: seguro