DEUS NOS FEZ PARA SI MESMO E NOS COLOCOU NO MUNDO PARA SERMOS BONS E DO BEM AO PRÓXIMO.

E Jesus nos revela: "Sem mim, nada podeis fazer..." Eu sou o Caminho, verdade e Vida."

Deus nos educa sempre e nos colocamos diante dele como aprendizes eternos e o amor de Deus é imenso e supera toda lógica humana... não nos pune e nem se afasta de nós. O amor cuida e não fica para punir e vigiar como nós fazemos...

A propaganda e vitrines, esportes e políticas nos conclamam a ser feliz. Mas o que é ser feliz. Há felicidade sem se autoeducar-se como gente, pessoa de fé e de bem, sem os outros e um respeito ecológico ao mundo. Se nos olharmos somos muito dependente desde que surgimos pela fecundação, depois de nascermos, na vida social, política, econômica, afetiva... sexual, moral, espiritual. Deus nos projetou para ser um ser com os outros, com a vida, com a natureza. Um ser para sevir, viver e amadurecer ao longo da vida até a morte. Somos um ser para Deus, um ser aí com todas as consequências a busca de autoconhecimento e conhecimento mútuo. Jesus se submete à experiência humana em todos os meandros da possibilidade existencial e moral, afetiva e social. Convida os 12 a caminho, vive com as pessoas e multidão. Tem seus momentos de oração e encontro na natureza. Tem a consciência do mal no mundo e na história dos homens e mulheres de seu tempo. "Ele passou pela vida curando a todos de todos os males..." Ele passou pela vida, amando, perdoando a todos que o procuravam e dele necessitavam." Vinde a mim, todos os que se encontram cansados, decepcionados e frustrados, eu os aliviarei, fortalecerei, escutarei, curarei, amarei... sempre e para sempre, aqui e agora.

Jesus é o modelo do educador, que ouve, ama, perdoa, sempre acolhe... Ele entende nossos momentos de crise, decepção, perdas e dificuldades. Precisamos saber conviver com nossas limitações e pecados, entregar tudo ao Senhor da vida, o Pai Eterno. Entender por que e para que Jesus assumiu a vocação de Redentor, mensageiro autorizado, mestre bondoso e paciente, fortaleza de nossas vidas, médico de nossas almas, advogado espiritual de nossa limitação e desejo de nossa conversão. Quem nos transforma somos nós quando nos abrimos ao poder educativo e terapêutico de Jesus. Ele, em última análise, em suma, nos converte, cura, salva, envia o Espírito Santo, nos congrega em comunidade-Igreja, nos santifica no mundo em meio aos paradoxos inevitáveis da vida, nos prepara moradas no Céu, nos pega pela mão e no colo quando deixamos e acreditamos que não estamos mais sozinhos... "Tudo é vosso, mas sois de Deus, enquanto Cristo é de Deus."

Ser educador é esvaziar-se e não se apegar aos títulos e salário (não quero dizer que não possa melhorar sua formação, seu salários e fazer cursos de que tanto gosta e precisa... para ser bom e competente quando coloca em prática com os outros para o bem de todos e dos seus estudantes.). O jovem Assis, Francisco, soube desapegar-se, aprendendo o caminho do esvaziar-se como experiência santa de Deus. Não basta só cumprir a lei, os mandamentos (que já em si é algo bom e saudável.) é preciso ir mais longe (eis o "plus" da fé). Pecado gera pecado. Pecado capital é um acúmulo arrogante de nossa fraqueza que se acrescenta a cada ato negativo, rebaixando-nos à dependência de toda ordem moral, espiritual, corporal, econômica, política. Como se resolve os pecados capitais como investimento acumulado de pecados e atos que nos humilham e nos escravizam à vaidades e fulgacidades, opacidades e não sentidos? O amor de Deus se mostra forte e a superabundante lá onde se mostra o pecado e a maldade abundantes. Deus é mais, Deus é Dez... Deus é capaz, Deus é eficaz, Deus é elegância... infinita.

Minha saudação e oração pelo dia do educador. Educar se estabiliza e avança quando o melhor de si para o outro que me educa também se mostra no horizonte da vida e conclama eu e o outro à verticalidade ou transcender-se na nossa imediatividade da prática hedonista, consumista, politiqueira, mercadológica... Educar é uma forma de auto-revelação de si no bem e no respeito ao outro. Ninguém educa sozinho, porque educação é despertar o outro no seus talentos e na sua personalidade. Vem do latim: "ex + ducere": colocar para fora o que existe em cada um e nos outros e ser útil à medida que me descubro e me mostro capaz, eficaz, elegante, ético e democrático. Educação não acontece fora de um conjunto de pessoas e serviços.

Deus se fez educação a partir de Jesus. Jesus se fez mestre por meio da educação que recebeu no lar de Nazaré com Maria e José. E Deus nos fez para si: nos chama pelo nome e nunca nos abandona... Ser feliz não deve ser uma obsessão e meta, mas consequência do jeito como optamos pelo bem.

Peço oração e desculpas pelos meus defeitos e a dificuldade de ainda melhorar... Preciso corresponder ao Projeto de Deus a meu respeito. Peço que me ajudem nessa busca da santidade e da bondade. Somos imperfeitos e limitados, mas unidos as buscas e sonhos passam a ter sentido...

Os talentos vêm à tona quando o solo é fértil em amor e respeito mútuo. Deus nos coloca onde quer! E é a oportunidade de servir e nos salvar... a cada dia.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 13/10/2014
Reeditado em 13/10/2014
Código do texto: T4997183
Classificação de conteúdo: seguro