A Gruta do Eco

A Gruta do Eco fica num vale encantado onde poucos aventureiros têm acesso. Seu relevo pedregoso e a vegetação fechada dificultam a passagem de pessoas despreparadas.

A gruta é famosa pelo seu poder de devolver palavras às pessoas em forma de alento para as suas angústias. Para tanto, quem a consultar há de guardar bons sentimentos no coração e a Natureza deve estar em clima de festa.

Certa vez levaram um homem que há muito se maldizia da vida e era muito pessimista sobre tudo o que fazia. Qualquer empreendimento em que se envolvia, só pela sua maneira de encarar as coisas, levava sempre a pior.

Nesse dia chovia levemente sobre a região e o contato das gotas da chuva com os raios do sol provocou um lindo arco-íris. A Natureza estava, portanto, irradiante!

Puseram, a muito custo, o homem de frente à gruta. Pediram para ele gritar a plenos pulmões algo que retornasse produzindo um efeito de recuperação em sua pessoa, fazendo-o acreditar que a felicidade é uma questão de paz de espírito.

Passaram-se longos minutos, o homem nada dizia, seus acompanhantes mais e mais ficavam tensos na expectativa. Houve quem pegasse em seu queixo no intuito de acender-lhe o ânimo. Ele relutou um pouco, até finalmente soltar um sussurro:

“Quero ser feliz!”

“Quero... ero...ser...er...feliz...liz...liz”, respondeu a caverna.

O homem ficou intrigado: nunca ouvira montanha falar. Havia vida nas rochas, no conjunto de calcário falante ! Olhou para o céu demoradamente, juntou as mãos e reverenciou: “Meu Deus!”

O rosto estava em chamas, sorriso e choro incontidos alternavam-se em seu semblante enquanto ele ouvia incessantemente:

“Deus... Deus... Deus...”

Saiu dali cheio de vida. Foi como se arrancassem do seu peito uma pedra e jogassem-na desfiladeiro abaixo.

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 11/10/2014
Código do texto: T4995552
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.