Dia (delicioso!) das Crianças

O mar ondulante de pequeninas cabeças enche toda a extensão do parque. Há balões de várias cores por todos os cantos, bailarinos, uma bandinha anima todo o ambiente, o palhaço da perna de pau distribui picolés de hora em hora.

O trem da molecada faz o percurso passando sobre a pontezinha que une as margens da lagoa prateada, onde alvos cisnes exibem seus pescoços sinuosos.

No grande quiosque coberto de palha, toda sorte de artistas encantam os olhares infantis: shows de malabarismo, desengonçados anõezinhos e seus cãezinhos amestrados, mágicos com suas intrigantes manias de fazerem as coisas desaparecerem.

De repente, o som de uma grande buzina estremece no ar: eis que surge o carro espalhafatoso conduzido pelo quarteto maluco, arrepiando o cabelo da criançada com o estouro repetido de sua deformação mecânica.

Um cabo de aço se estende no alinhamento dos postes laterais, e por ele desliza um aviãozinho de fibra multicolorida, produzindo uma chuva de papel picado sobre a multidão boquiaberta, que pula e saltita dando vivas e exaltação de alegria.

A menina fantasiada de Emília - a bonequinha de pano - agita um sininho e seu repique faz lembrar o início do teatro de marionetes e para lá acorre boa parte da meninada, cuidando de tomar seus lugares.

No gramado rente à murada, cordas separam as raias para a esperada corrida de sacos de estopa. Meninos e meninas enfiam-se em seu interior e provocam risadas nos curiosos espectadores devido ao meneio desajeitado de seus corpos.

No pequenino anfiteatro, improvisado por degraus circulares de madeira, realiza-se a encenação de uma peça teatral composta por atores mirins, baseada no mundo da magia e dos sonhos, provocando risos e lágrimas na platéia atenta e maravilhada.

Uma enorme tenda de lona foi armada servindo de abrigo central. Reúne profissionais da arte de contar histórias, com seus trejeitos e falas peculiares, empolgando a massa dos pequeninos ouvintes, arrancando aplausos estrepitosos.

Tudo inspira festa, a todo o momento. É contagiante!

Lá em cima, bem nas alturas, caminha lentamente o Sol rodeado de brancas nuvens e, sorriso bonachão, cobre de energia a comemoração do Dia das Crianças.

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 07/10/2014
Código do texto: T4990102
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.