O Guardião da Fantasia

Próximo ao conjunto de cogumelos luminosos, aqueles que à noitinha ficam esbanjando claridade, situa-se a morada de um homenzarrão chamado Garrido, com suas orelhas pontudas, enormes sobrancelhas em forma de arco e o nariz encurvado parecido com as garras de um gavião.

Sua voz é um grunhido oco, gesticula bastante e aparenta ser muito bravo, mas na realidade é um amor de criatura principalmente se levarmos em consideração o seu verdadeiro ofício: proporcionar a fantasia, celebrar a alegria.

Vive rodeado de elfos, seres mágicos que habitam a região, extremamente belos e sábios. Quase não dorme, quando muito fecha levemente os olhos pesadões, sempre atento às investidas de entidades maldosas e afeitas à violência.

Adora crianças! Quer vê-lo feliz, deixe-as sob os seus cuidados; ele se transforma num verdadeiro menino brincalhão, lambuza-se de mel e faz mímica para a garotada tentar adivinhar seus pensamentos.

Empina pipa, provoca pula-pula, brinca de comidinha feita com as ervas da mata ao lado das menininhas, vai à loucura na hora do esconde-esconde.

É um bonachão. A brincadeira do mistério é a que ele mais gosta: junta um grupo de meninos e meninas e faz pecinhas de teatro, retratando histórias ora tristes ora engraçadas.

Quando a garotada não comparece ele faz Onch! Onch!, os olhos ficam arqueados e isto traduzido pelos elfos implica entender o quão grande é o seu lamento pela ausência dos seus pequeninos.

“Faz isso não, seu Garrido! – implorou uma menina elfo -, logo, logo eles irão chegar e o senhor será criança novamente.”

“Onch! Onch! – respondia o grandalhão e se enfurnava em sua gruta um pouco entediado.

Manhã de Domingo, ele se posta no alto da Pedra do Espião e fica de olho grudado na estradinha lá embaixo, onde dentro de instantes vários pares de pernas correrão ao seu encontro.

Ao avistar a meninada vindo ao seu encontro numa algazarra só, ele bate as mãos no peito e uiva Boá! Boá! , e isto bem entendido pelos formosos elfos quer dizer grande contentamento.

O Guardião da Fantasia reina em cada um de nós, eternamente.

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 05/10/2014
Código do texto: T4987937
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.