Romaria de Nossa Senhora da Salette em setembro 2014

35 mil pessoas participam de Romaria de Nossa Senhora da Salette

Em dois dias de festa, devotos de Nossa Senhora da Salette lotam pequena cidade de Marcelino Ramos

Atualizado em 03/10/2014 às 10h48

Foto: CNBB

Milhares de devotos participaram nos dias 27 e 28 de setembro, em Marcelino Ramos, município do Rio Grande do Sul, da 79ª Romaria de Nossa Senhora da Salette.

Ao longo do final de semana, diversas celebrações foram realizadas. No domingo pela manhã, o Bispo da Diocese de Erexim (RS), Dom José Gislon, presidiu a missa festiva. Neste ano, a romaria contou com a presença de quatro conselheiros do Conselho Geral dos Missionários Saletinos. Eles vivem em Roma e coordenam as províncias em 27 países, sob direção do Padre Silvano Marisa, da Itália. Padre Silvano destacou a manifestação simples de fé da população e lembrou uma frase do Papa João Paulo II: “Salette é uma mensagem de esperança”. Padres da Polônia e das Filipinas também estiveram presentes.

Estima-se que mais de 35 mil pessoas passaram por Marcelino Ramos durante os dois dias, número sete vezes maior que a população local. A Romaria interestadual já se tornou tradição e atrai fiéis de vários estados do país.

História

O movimento das romarias na pequena vila Marcelino Ramos teve início em setembro de 1936, mês escolhido devido à aparição de Nossa Senhora em Salette. O Padre Benjamim Busatto, da Paróquia de São José do Erechim foi convidado a ser o pregador na ocasião. Assim foi a primeira romaria. No ano seguinte, animado pela espiritualidade da romaria, o Padre Busatto organizou um grupo de 700 romeiros da Paróquia de Erechim e seguiram de trem a Macelino Ramos, subindo em seguida a montanha em procissão ao Seminário Salette. Na iminência de uma guerra civil no estado do Rio Grande do Sul, a graça de uma solução pacífica para o conflito político foi alcançada. Este fato marcou definitivamente o movimento, que passou a ser realizado todos os anos, no último domingo de setembro.

Fonte: CNBB

J B Pereira e https://www.rs21.com.br/?p=123850
Enviado por J B Pereira em 04/10/2014
Código do texto: T4986843
Classificação de conteúdo: seguro