A Poesia de Letícia

Em grande festividade promovida pelo Instituto de Educação, os alunos foram convocados a participarem da Semana Cultural, onde poderiam contribuir com poesias, músicas e artes cênicas. Um clima todo especial havia se impregnado nas veias da meninada e todos, por seu turno, procuraram dar o melhor de si.

Cartazes e bandeirolas, faixas multicores espalhavam-se por todo o ambiente e a tônica dos trabalhos era firmada pelo desprendimento incansável dos professores.

No dia da apresentação dos trabalhos, havia de tudo: até torcida organizada e bandinhas à parte. A presença maciça dos pais pontuou a excelência daquele espetáculo.

“Senhoras e senhores! É com muita satisfação que abrimos a nossa agenda cultural e, para alegria de todos aqui presentes, vamos dar início ao nosso roteiro de apresentações. Comunicamos que os classificados em primeiro lugar de cada categoria, serão agraciados com um lindo troféu e ficarão perpetuados em nossa galeria de talentos”, abriu a solenidade a Diretora.

Pela ordem do concurso foram feitas inicialmente as exibições musicais, depois as peças teatrais e, por fim, a declamação das poesias.

Formidável! Sobressaíram-se a dupla musical Deise e Gorete, com a música “Sorveteando no Deserto” – uma crítica à desertificação; o trio Leno, Diná e Laís, com a excelente dramatização do tema “S.O.S Planeta”, onde o grito de alerta contra a extinção da Mãe Terra sensibilizou a plateia.

O aspecto mais empolgante de todo o evento foi a participação da menininha Letícia, de apenas 06 anos, declamando uma poesia que ela mesma fizera, de próprio punho.

Subiu a custos os degraus do tablado, segurando com uma das mãos lindos cachos dourados teimando em cair-lhe sobre a fronte e, na outra, o manuscrito de sua imaginação.

Voz angelical, tropeçando um pouquinho nas palavras, ela finalizou o seu poema com o seguinte verso: “Já pensou Papai do Céu tendo um trabalhão danado para construir outro Mundo?”

Foi aplaudida de pé, entre gritos e assobios. Fora dada a nova ordem de conscientização mundial.

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 01/10/2014
Código do texto: T4983589
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.