O Homem das Rimas

“Diz aí, dona Aldenora, não quer comprar uma vassoura?”, era a voz metálica do homem das rimas percorrendo as ruas do bairro, vendendo suas variedades. Tinha um jeito esquisito, o olhar miúdo e um extenso bigode.

Quando ele aparecia, na maioria das vezes no comecinho da tarde, todos acorriam à calçada para ver sua maneira intrigante de brincar com as palavras.

“Olá, dona Maroca, que tal um milho pra sua pipoca? Vê aí, sinhá Susana, que belo cacho de banana!”, o povo ria a valer pela sua criatividade despretensiosa e envolvente.

Seus braços magros saíam empurrando uma carroça de duas rodas, toda arrodeada por taliscas de madeira e papelão, abarcando toda a quinquilharia que ele apregoava.

Chuva ou sol para ele eram indiferentes. Percorria o trecho trabalhando as rimas, o público gostava, sua mercadoria era vendida.

Ocorre que um dia, nada bom para um delegado de polícia chamado Napoleão, o homem das rimas ofertou um tamborete forrado a couro e o fez da seguinte maneira, expondo a mercadoria aos olhos de todos:

“Que tal isso aqui, seu Napô, pra descansar o seu popô?”

Difícil descrever o olhar de fúria produzido pelo militar ante o riso desengonçado dos presentes.

Perante as risadas e os assobios dos populares, o homem de farda apertou o homem das rimas pelas goelas e o arrastou veículo adentro o conduzindo até à delegacia mais próxima.

Não se sabe, ao certo, o que sucedeu após este incidente. O fato é que o homem das rimas não mais deu as caras.

Outros mercadores continuaram transitando pelas ruas do bairro, entoando seus pregões, “vendendo o seu peixe”. Os habitantes, quando não compravam, deixavam passarem despercebidos.

Dizem que atualmente os moradores estão mais sérios, pouco trocam amabilidades. E falam mais: “a poesia do bairro desapareceu junto com o homem das rimas!”

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 27/09/2014
Código do texto: T4978813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.