A Lenda do Brinco de Luz

Sabe-se que a história aconteceu há muitos anos e teve como palco um majestoso castelo cravado numa colina que erguia-se acima, muito acima dos muros de um povoado.

O rei, perdidamente apaixonado por uma camponesa, pôs em campo os seus poderes de monarca e deixou ordens em todos os lugares para que levassem à sua presença aquela jovem que lhe atormentava os sentidos.

Chamavam-na de Brinco de luz, devido sua beleza estonteante e seu sorriso encantador.

Uma dia quando passeava com a sua cestinha de colher amoras foi interceptada pelos guardas do palácio que a raptaram, recolhendo-a a um dos aposentos reais.

A menina definhou de tanta saudade dos pais que logo perdeu o apetite e o desânimo aflorou-lhe no espírito.

O Rei, entretanto, teimando em prosseguir no seu intento, trancafiou-a num quarto escuro a fim de que o medo a fizesse mudar de opinião.

Uma fada que de tempos em tempos aparecia nas redondezas soube do acontecido e resolveu tomar uma atitude em prol da infeliz aprisionada.

Acercando-se de uma grande porção de pozinho mágico alçou voo até a altura dos aposentos da aflita jovem e com o seu condão polvilhou todo o compartimento, enquanto pronunciava palavras de forte efeito.

Uma nuvem clara formou-se nos arcos que compunham a janela e, sob um estrondoso raio, a bela camponesa foi transportada para um lugar bem distante cobrindo toda a extensão do infinito repleto de estrelas.

Os campesinos do lugar vez ou outra reúnem-se em torno de uma fogueira e varam a noite contando histórias ao mesmo tempo em que Brinco de Luz passeia no céu em forma de estrela cadente.

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 26/09/2014
Código do texto: T4977496
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.