A Doce Lembrança

O pequeno Rodolfo e a família resolveram visitar a avó Risoleta, que morava na região dos campos. Ao aproximarem-se da pequena fazenda, logo avistaram a velha chaminé expelindo fumaça a céu aberto.

Todos aplaudiram a esplêndida visão ao mesmo tempo em que mentalizavam o sabor das guloseimas preparadas pela amável senhora.

A estrada era de barro e o carro passava rente à cerca de pau-a-pique que servia de proteção aos animais de sua criação.

A casa tinha um aspecto de bem cuidada, pintada recentemente a cal, e tinha como segundo plano uma linda moldura montanhosa azulando ao longe.

Ao chegarem, o pai de Rodolfo buzinou festivamente e, logo após, uma senhora toda sorriso assomou no alpendre:

“Ora, ora, ora, se não são meus queridinhos!”, e saiu abraçando a todos, pedindo desculpas pelo avental estar “ensopado” de legumes.

A vaquinha Mococa deu as boas-vindas com um sedoso mugido - múuu, múuu! e todos desataram em risos quando o porquinho Rifinha e o galo Grinaldo com toda a sua parentela formaram um corredor para render-lhes as homenagens.

Após as devidas cortesias, todos fizeram um passeio pelos arredores, banharam-se no rio, deliciaram-se com suculentas frutas e contemplaram uma paisagem de encher os olhos.

“Vovó, conta aquela história do vaqueiro que perdeu seu cavalo e, quando foi procurá-lo na mata, não mais voltou”, solicitou Rodolfo em meio à roda formada pela família, quentando o frio da noite sob o clarão de uma fogueira a arder no meio do terreiro.

E vovó Risoleta foi tecendo o fio daquela história, de mais outra, e outra, várias, enchendo o coração daquela gente de temor e alegria frente ao inesperado.

Acima, pontinhos luminosos bordando um céu atencioso e mudo davam um certo ar de mistério ao espetáculo que ficou gravado para sempre na mente de Rodolfo.

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 25/09/2014
Código do texto: T4976184
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.