A princesa Esmeralda
O maior sonho da princesa Esmeralda era conhecer um belo príncipe. Um dia chegara um príncipe ao palácio para conhecê-la, embora achasse quase impossível conquista-la. Com uma verruga enorme na ponta do nariz jamais a princesa olharia para ele.
O príncipe Ferdinando erguer sua espada e disse:
-Oh! Linda princesa, cortarei meu nariz só para ouvi-la dizer que me ama.
A princesa disse:
-Se cortares o nariz não será mais um príncipe, mas um monstro. Desista maluco nobre.
O príncipe não se importou e insistiu e disse:
- Subirei naquela árvore e jogarei meu corpo nesse chão e por me oferecer apenas desamor terás meu corpo enterrado nesse solo teu.
A princesa Esmeralda com toda sua maldade lhe responde:
-Então faça desse seu corpo esterco e mate todos os vermes de susto.
Foi então que Ferdinando atirou seu corpo e espatifou-se num som ensurdecedor. Passou-se o tempo e a princesa cantava todos os dias para Ferdinando muito arrependida do que fizera.
Certo dia sem querer, uma lágrima rolou de seu rosto e em uma pérola se transformou. Nela refletiu o rosto de Ferdinando. A linda princesa a pegou com carinho e guardou em seu baú de roupas.
Certo dia, quando abriu seu baú, teve uma grande surpresa. O príncipe estava adormecido em meio as suas roupas e sem a verruga. A princesa lembrou-se dos contos, que os príncipes despertam com um beijo e o beijou. Porém o príncipe permaneceu inerte, nada aconteceu. Foi então que a princesa começou a chorar e implorar para ele voltar. Uma lágrima caiu em seus olhos e o príncipe acordou.
Foi então que a princesa disse com muito amor que o amava. Quando ela foi enxugar as lágrimas que corriam em seu rosto, percebeu que nascera uma verruga em seu nariz. O príncipe a olhou com carinho e disse que ela estava ainda mais linda.
Foi então que a princesa aprendeu a ver as pessoas com os olhos do coração e não mais pela aparência. E foram felizes para sempre.
Autora:Débora Dantas dos Santos