A pescaria da Princesa
Há muito tempo atrás, em um reino distante, uma bela princesinha recebeu um convite de seu pai o Rei para pescar.
O rio era muito longe e a princesinha ficou ansiosa aguardando que chegasse logo o dia da pescaria.
Finalmente chegou o grande dia, a Rainha sua mãe fez um gostoso lanche para que ela e o Rei saboreassem à beira do rio. Caniços prontos, minhocas pegas, lá se foram o Rei e a Princesinha em uma linda carruagem puxada por três pares de belos corcéis tão brancos que brilhavam.
Atravessaram vales e montes, florestas e desertos até que enfim chegaram ao belo e correntoso rio onde por fim iriam pescar.
A princesinha atirou sua linha na água, seus olhinhos brilhavam imaginando que pescaria o maior e mais brilhante peixe que lá havia.
Existia um peixe que a princesinha adorava comer mais que qualquer outro, era o peixe chocolate. O peixe chocolate, muito embora fosse dourado como ouro, tinha gosto de brigadeiro com leite condensado por dentro, a princesinha adorava tal iguaria, entretanto havia um problema este peixe estava protegido por um decreto real que impedia sua pesca como medida de protegê-lo da extinção.
De repente a princesinha sentiu um puxão em sua linha, mais outro, o peixe estava fisgado, começou a puxar sua linha e para sua surpresa ao final da linha um grande e majestoso brilho dourado vinha aflorando na água. Era um peixe chocolate, ela pulava de alegria, o Rei que tudo assistia veio lhe ajudar a tirar o peixe do anzol, após lhe alcançou o peixe para que ela o segurasse e depois lhe disse que deveriam devolvê-lo para o rio.
A princesinha não queria largar o peixe mas sim almoçá-lo, o Rei insistiu e lhe disse que era proibido comer aquele peixe, a princesinha olhou e volta para certificar-se que somente ela e seu pai estavam ali e disse:
-Papai, ninguém está vendo, não saberão que fizemos algo errado.
O Rei colocou a mão delicadamente em seu ombro e de forma calma mas séria lhe disse:
-De nada vale fazermos o certo apenas quando alguém está olhando, o bonito é fazermos as coisas certas quando apenas nós mesmos somos testemunhas, pois assim sempre faremos o que é certo!
A princesinha ouviu aquelas palavras e entendeu seu significado, deu um grande beijo no peixe chocolate e o largou no rio desejando que ele fosse feliz.
Depois abraçou seu pai e ambos foram saborear o delicioso lanche que a Rainha havia preparado, ao correr do dia pegaram alguns peixes que levaram para o castelo onde dividiram com as pessoas em uma grande e saborosa ceia.
Enquanto jantava a princesinha sorria pensativa, orgulhosa de ter feito a coisa correta.