AS PALAVRAS DE ISABEL

AS PALAVRAS DE ISABEL

Isabel, Belica para a família, é uma menininha muito curiosa. Aliás, como toda criança. Um dia, Belica, sempre atenta às conversas a sua volta, parou de brincar com sua boneca Filipa e ficou silenciosa quando ouviu sua madrinha falar sobre poesia.

Quanto mais a madrinha falava da arte de poetar, mais encantada Belica ficava e mais deliciosamente silenciosa. Olhinhos brilhantes, lábios entreabertos, quase em suspense, bebia as palavras que ora rimavam, ora corriam, tropeçavam, mudavam de cor, se embaralhavam!!

Que coisa engraçada! Nunca pensei que as palavras pudessem brincar, concluiu a garotinha. Elas são coloridas,bonitas, engraçadas também. Desengonçadas, gordas, feias e frias!

Daí ela pensou em bochechas! E o riso escapou estridente de seu coração. A madrinha se calou e voltou-se, com suas bochechas rosadas, em direção à Belica que recomeçou a rir: Bochecha! Bochecha! Bochecha!

Bochecha puxou umbigo!!!Mais risadas e risadas e risadas. A mãe pediu bons modos à Belica.

Humm, pensou Belica! Que palavra mais fria essa que a mamãe me disse: Pare!Fria e sem movimento. Chata. Sem graça! Não gosto do “pare”!!

E assim, a partir daquele dia, Belica vivia com milhares de amigas. Cada palavra criava vida na cabecinha de Belica. A boneca Filipa já não mais a interessava. Fora jogada na caixa de brinquedos junto ao Pimpão e à Pitucha, uma gatinha branca de pelúcia.

Na escola, Belica fazia rimas na capa dos livros e dos cadernos. Começou a ler muitos livros de histórias e mais do que os fatos, ela se encantava com as palavras. Uma noite chuvosa , dessas que despertam a nossa imaginação pelo barulho cadenciado da chuva no telhado, Belica não conseguia dormir. Seus olhos passeavam pelo quarto até que pousaram em Filipa.

Filipa rima com pipa

Pimpão rima com pão

Pitucha rima com puxa!

Nossa! Pipa, pão e puxa!

Acho que fiz uma rima

Todas com a letra pê

Só me resta achar outra que combine ...

- Nisso, a mãe de Belica grita do quarto: Apague a luz, Isabel!-

Achei! Pipa, pão, puxa, papel!

As rimas da Isabel!

Satisfeita, aconchegou-se nas cobertas, fechou os olhos e dormiu. Naquela noite, sonhou com as palavras bailarinas.

Anna del Pueblo
Enviado por Anna del Pueblo em 28/01/2014
Reeditado em 28/01/2014
Código do texto: T4668130
Classificação de conteúdo: seguro