A INVEJA DOS MACAQUINHOS
O urso Fofinho estava muito contente aquele dia. Era justamente o seu aniversário. A mamãe Ursa estava preparando uma grande festa para o seu filhote.
Ela queria enfeitar bastante a casa com bolas coloridas, fitas, argolas e muitas caixinhas com balinhas para os convidados. As amigas da mamãe vieram ajudá-la nesse trabalho. Algumas delas se ocupavam de fazer os doces, enquanto as outras limpavam a casa. Estavam todas bem ocupadas.
A dona Ursa tinha encomendado às abelhas bastante mel para os doces de amora que ela queria fazer. E também para o papai Urso tomar no café da manhã. Ah, se não tivesse o mel, o papai Urso, ficava muito aborrecido. E a Dona Ursa nunca o deixava ficar sem esse alimento tão gostoso! Ela só queria que seus ursinhos e seu Urso ficassem felizes! Aí, cuidava muito pra nunca faltar .
Mas o mel não chegava. Ela já estava se preocupando com a demora. As abelhinhas sempre foram pontuais na entrega do mel ; mas hoje, alguma coisa estava errada.
Ah! Enquanto elas, as abelhas, estavam terminando o trabalho e quase saindo, a colmeia foi quase toda destruída pelos macaquinhos que pulavam ali perto, dando pauladas na casa das abelhas. E saíram pulando de galho em galho bem depressa para não serem apanhados. Ainda bem que muito mel foi aproveitado e a entrega poderia ser feita.
À tardinha, os macaquinhos muito travessos resolveram ir à casa do urso Fofinho para estragar a festa , já que eles não tinham sido convidados. Tinham planejado fazer a maior barafunda.
Mas isso, o papai Urso e seus amigos não deixaram. Ficaram vigiando. E quando os macaquinhos intrusos viram quem os esperava, só tiveram tempo de correr. E correr muito!
A linda festa do Fofinho foi bastante comentada na floresta. E os invejosos macaquinhos nunca mais se meteram a bestas com a família de ursos.
Nunca devemos fazer mal aos outros, não é? Podemos não acabar bem.