TRÊS AMIGOS E UM CAMINHO

Seria o caminho que os navios fazem no mar?

Ou talvez uma trilha no meio do mato...ou quando os aviões majestosos entram nas nuvens, dando-nos a impressão de serem tão pequenininhos...

Não. Não era nada disso. Tratava-se de um caminho numa grande extensão de gelo.

Os três amigos estavam perdidos. Tinham saído com equipamentos adequados para uma aventura, mas o transporte se quebrara. Era necessário largar tudo ali mesmo para tentar encontrar um abrigo, antes que a noite chegasse.

Apesar de muito bem agasalhados, como foi penoso enfrentar aquele caminho! Começaram a andar muito , com aquele vento gelado no rosto. Passado algum tempo, estavam extremamente cansados. Mais um pouco e um deles caiu. Os outros dois começaram a discutir:

_ Vamos deixá-lo aí_ dizia um.

_ De jeito nenhum!_ dizia o outro_ Se ele ficar aqui, vai acabar morrendo.

_ Se você não vier, eu vou sozinho, porque não podemos carregá-lo conosco ou morreremos os três.

_ Vá então! Eu vou ficar e tentar ajudar o nosso amigo, assim mesmo.

Aquele seguiu sozinho, enquanto o outro, com jeito, lutou até conseguir levantar o colega que estava caído. Devagarinho, ele foi carregando o outro, fazendo um grande esforço. Arrastando um pouco, falando palavras de ânimo, pedindo A Deus e pensando que eles iriam conseguir vencer aquela dificuldade, parecia que o espaço já estava mais curto.

O interessante é que quando os dois rapazes se movimentavam para caminhar, um sustentando e amparando o outro, o frio diminuía e eles alcançavam um pedaço maior do caminho. E assim, eles avançaram bastante.

De repente, foram chegando perto de um homem caído na neve. E quando olharam bem, era justamente o colega que havia seguido na frente. Como ele não teve em quem se apoiar, o frio acabou por derrotá-lo e ele caiu.

Então, os dois que chegaram bastante debilitados e, apesar disso, levantaram o outro e foram se esquentando, enquanto se ajudavam.

Felizmente, logo, logo, encontraram uma aldeia, onde se refugiaram e onde havia pessoas que os receberam.

O que eu achei muito verdadeiro nisso tudo, é que quando o amigo ajudou o companheiro, ele também foi ajudado. Foi mesmo! Enquanto se esforçavam e iam se ajudando, eles iam se esquentando. O que ficara sozinho, não tinha como se esquentar !

Aquele que preferiu caminhar sozinho, não se importando se o outro iria sobreviver ou não, caiu logo adiante.

Não parece que quando se faz o bem para alguém, estamos fazendo pra nós também?

Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 06/07/2013
Reeditado em 13/10/2021
Código do texto: T4374704
Classificação de conteúdo: seguro