O Galo Virgulino - Parte II

Lembrou que no quartinho de ferramentas havia cincerros, aquela peça que se coloca no pescoço dos animais e faz barulho de sino batendo.

Com uma corda fina laçou quatro deles nos caibros do galinheiro, tendo o cuidado de levar uma ponta da amarra até a janela de seu quarto.

Naquela madrugada o galo bateu as asas e começou a cantar:

- "Có... cória... cóó..."

Imediatamente, Galdino puxou a corda e todos os cincerros bateram de uma só vez. O barulho foi alto.

Galdino olhou pela janela e viu Virgulino em disparada pelo quintal. As galinhas aprontaram o maior rebuliço, os cachorros latiram alto. As luzes da casa se acenderam. Todos se levantaram perguntando o que tinha acontecido.

Dona Cila foi até o quarto de Galdino e lá estava ele olhando pela janela e rindo.

- Que foi isto, meu filho?

- Assustei Virgulino, mamãe. Ele me acorda todo dia com o seu canto.

A mãe irritada disse:

- Precisava de todo esse barulho, meu filho? Não só o galo assustou, mas todos nós. É só mudar o galinheiro de lugar, para longe do seu quarto, não acha?

Naquela noite, o galo não cantou mais.

Cedo, Galdino foi procurar Virgulino, que não estava no galinheiro.

Percorreu todo o terreiro, tendo o encontrado todo encolhido, debaixo da ramagem do pé de maracujá. Estava bem escondido, triste, assustado.

Galdino, arrependido, passou a mão sobre Virgulino todo carinhoso pensando - não precisa ser igual ao cangaceiro. Somos inconstantes, temos nossas fraquezas, nossos medos, mas o Senhor deu a todos os seres o modo certo e livre de se expressar. Hoje, eu que vou cantar prá você:

- Galinho, galinho meu, nunca mais corto o seu canto. Abre o bico, pois o sol já nasceu. Vem saudar o amanhecer, presente lindo que Deus nos deu.

Flor da Aurora
Enviado por Flor da Aurora em 01/07/2013
Reeditado em 02/09/2013
Código do texto: T4367264
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.